
20 Dezembro 2022
Quem participou do boom do Minecraft, há mais de uma década, lembra da profusão de canais e vídeos de todos os tipos sobre o jogo, antes mesmo de seu lançamento oficial, reunindo milhares de jogadores ainda nas fases de testes, já repletas de mods e invenções gigantescas. Pois bem, o que faltava apenas era que um computador aprendesse ele mesmo alguns macetes do jogo —e foi isso que fez o projeto OpenAI.
Como é possível conferir no curto vídeo tuitado pela iniciativa, uma rede neural foi treinada com nada menos que 70 mil horas de conteúdo no YouTube que garantiram a ela o conhecimento básico do jogo, desde coletar os primeiros blocos de madeira para fazer a mesa de artesanato, até montar a primeira picareta, melhorá-la e seguir escavando até encontrar diamantes.
We trained a neural network to competently play Minecraft by pre-training on a large unlabeled video dataset of human Minecraft play and a small amount of labeled contractor data. https://t.co/a2pyBqvLvg pic.twitter.com/XbqtwQSTwU
— OpenAI (@OpenAI) June 23, 2022
Além disso, o que não é mostrado no vídeo, os pesquisadores afirmam ainda que a máquina é capaz de ainda de caçar e cozinhar para manter a sobrevivência do personagem, nadar e até fazer macetes como o "pillar jumping" — uma técnica que consiste em pular e colocar um bloco logo abaixo do jogador para subir com facilidade.
O resultado é exemplo de como a OpenAI quer trabalhar com o aprendizado de máquinas, aproveitando a gigantesca quantidade de conteúdo feito por humanos na internet e usá-la para ensinar robôs. Como é possível ver no site oficial do projeto, o vídeo curto é apenas uma mostra desse longo trabalho que gerou muitos dados úteis para a aprendizagem de inteligências artificiais.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários