
Google 15 Ago
16 de agosto de 2022 0
A Alphabet, a empresa mãe do Google, está integrando a linguagem (LLM) PaLM em seus robôs inteligentes criados desde 2019 para torná-los mais "espertos" por meio do projeto "Everyday Robots". A ideia é que robôs consigam entender com maior naturalidade a linguagem humana para obedecer a comandos e solucionar problemas com mais facilidade.
Segundo o The Verge, a fusão das linguagens (LLM) PALM e MUM do Google é chamada de PaLM-SayCan e robôs equipados com ela poderão executar tarefas com base em ordem mais simples do que apenas "pegue alguma coisa" ou "limpe isto".
Ao invés disso, o robô poderá trazer uma esponja caso você dissesse "eu derramei a minha bebida, você pode me ajudar?", interpretando que você precisará de algo para limpar o líquido e a esponja seria o objeto ideal a ser levado até você porque o chão não pode ficar sujo.
Vale dizer que o projeto de integração das duas linguagens ainda está na fase inicial, mas é interessante lembrar que o MUM já foi utilizado para identificar variações de nomes de vacinas contra a Covid-19, então o seu potencial tende a ser ainda maior.
Robôs com o PaLM-SayCan foram capazes de responder corretamente a 101 instruções em 84% das vezes, executando ações corretas em 74% das tentativas. Infelizmente o Google ainda não divulgou a lista de instruções, então ainda não é possível saber o quão complexos são os comandos aceitos no momento.
De qualquer forma, esperamos que robôs se tornem cada vez mais inteligentes, pois os modelos atuais são limitados a apenas algumas funções e ainda não capazes de executar funções por voz sem uma programação prévia, sendo este o maior desafio para a inteligência artificial neste momento.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários