
Tech 19 Out
25 de outubro de 2022 0
Cientistas da Universidade do Texas, nos EUA, anunciaram nesta semana uma descoberta muito interessante para a indústria: um plástico inteligente que é ativado pela luminosidade. Com ele, será possível criar dispositivos feitos apenas com um material que pode ser duro em certos pontos e maleável em outros.
Segundo Zachariah Page, autor do estudo, o plástico inteligente foi criado se inspirando em materiais como nossos músculos e a nossa pele. O material utilizado é chamado de monômero. Ele é formado a partir de polímeros similares ao plástico, mas com o diferencial de ser mais versátil dependendo da luminosidade ao qual ele é exposto.
Veja abaixo um vídeo com uma mostra de como o plástico inteligente pode reagir a luz mudando a sua consistência.
Para que o monômero responda à luminosidade os cientistas precisaram integrar um catalisador que é uma espécie de polímero semicristalino com propriedades similares à da borracha. Nele, as áreas que não estão expostas à luz permanecem flexíveis, enquanto as expostas ficam duras.
A ideia dos cientistas é utilizar o plástico inteligente criar diversos produtos novos como vestíveis, eletrônicos, robôs e até próteses, que poderão ser utilizados em diversas áreas como entretenimento, medicina, produtividade, indústria e muito mais.
Falando em plásticos, cientistas da Universidade Estadual de Washington já encontraram formas de transformá-lo em combustível de avião, dando um destino adequado para o seu descarte.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários