LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung The Freestyle: experiência de Smart TV com portabilidade | Análise / Review

31 de outubro de 2022 5

A Samsung lançou em abril de 2022 o seu novo projetor portátil The Freestyle no Brasil. Ele mira o público jovem para entregar uma experiência de Smart TV com corpo compacto e a possibilidade de levar onde você quiser.

Será que este produto atende bem ao usuário no que se propõe? E quais são as principais características que ele entrega no uso cotidiano? O TudoCelular testou uma unidade dele e conta todos os detalhes nesta análise completa.

Design e conectividade

Começando pelo design, vemos um tamanho bastante compacto para um projetor. Ele tem uma altura de pouco mais de 17 cm e possui apenas 830 g. Ou seja, dimensões e peso suficientes para você transportá-lo em uma mochila sem grandes dificuldades.

O aparelho conta com um corpo cilíndrico na cor branca, com construção de metal e acabamento fosco. Há uma base para servir de suporte giratório, já que ele consegue se movimentar em um ângulo de até 180 graus.

No topo, além da lente para a projeção, você encontra os dois sensores de distância, responsáveis pelo ajuste da imagem, e os botões de toque para ligar e desligar, ajustar o volume do som ou se conectar com um dispositivo móvel.

Na base, aparecem os dois pinos para montagem na parede e um conector magnético para instalar a bateria portátil, que não acompanha o produto. É aqui que também fica a saída de som, mas disso a gente fala mais tarde.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Ao longo da circunferência do corpo, você verá vários furinhos, responsáveis pela ventilação do produto. E saiba que ele produz muito calor para ser dissipado por essas aberturas. No meio, estão os conectores micro-HDMI, para ligar alguma fonte de imagem externa, e USB-C, onde fica plugado o cabo de energia, fora a chave para ativar ou desativar os três microfones espalhados pelo projetor.

Já sobre as conexões internas, o destaque fica para o Wi-Fi dual-band, que possibilita ligar uma rede de 5 GHz nele. Sem contar o Bluetooth 5.2, caso você queira usar um fone de ouvido sem fio para ouvir o conteúdo executado. O usuário ainda pode aproveitar as assistentes Bixby e Alexa integradas nele.

A caixa dele vem com a fonte, um cabo USB Tipo-C, os manuais, a tampa que protege a área da lente e um controle remoto. Por falar no acessório, o tamanho é bem compacto e segue o padrão de controle único da Samsung. Além disso, existe uma bateria interna nele, que pode ser carregada pela entrada USB-C.

Se você preferir, também dá para executar todos os comandos por meio do seu celular, ao conectar o projetor ao aplicativo SmartThings.

Imagem e som

O Freestyle tem sua projeção baseada em LED e fornece um brilho de 550 Lumens. Sentimos uma certa dificuldade para enxergar as imagens com a luz do cômodo ligada. Caso você tenha uma lâmpada inteligente, poderá baixar a luminosidade para conseguir ver melhor sem precisar ficar totalmente no escuro. Mas o ideal mesmo é estar com as luzes apagadas.

A imagem dele pode ir até 100 polegadas, só que para isso você vai precisar posicionar o portátil a uma distância de quase 3 metros da parede. Fizemos um teste bem de perto para ver qual é o tamanho gerado. A cerca de 35 cm da parede, apenas foi possível ter uma imagem de 12 polegadas. Ou seja, é bom manter sempre mais afastado do local da projeção.

Este modelo gera uma imagem com resolução apenas Full HD. Entendemos que um produto moderno como este deveria vir com suporte a 4K, até porque os streamings compatíveis oferecem uma ampla gama de conteúdos em Ultra HD, fora que o HDR10 já presente no Freestyle poderia ser muito mais explorado.

Ao menos, a imagem gerada conta com cores vibrantes e um contraste decente. A projeção utiliza a proporção 16:9, ou seja, o mesmo aspecto que você terá nos televisores comuns. O giro dele permite projetar até no teto, para facilitar a visualização enquanto estiver deitado.

O aparelho também possui ajuste automático da imagem, o que permite deixá-lo em qualquer inclinação, que ele corrige sozinho para ficar com as bordas retas. Às vezes esse ajuste não fica perfeito, mas basta mexer no projetor, para ele refazer a calibragem. Você também pode configurar manualmente, seja a base ou o tamanho da imagem.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Na parte sonora, o alto-falante tem uma potência de 5 W RMS. Mas não se engane se pensa que esse número é pouco. Ele surpreende ao entregar uma experiência que não fica devendo para televisões convencionais. Isso graças ao áudio 360 graus, que permite ouvir o som de todas as direções.

Além disso, você pode escolher entre diferentes opções de perfil nas configurações do sistema. Dá para deixar algo padrão, um som adaptável a qualquer situação, ou ainda o modo para amplificar e ganhar mais volume. Ao menos, as frequências são bem equilibradas, e as vozes saem sempre nítidas.

Sistema e recursos extras

O Freestyle vem equipado com o sistema operacional Tizen de forma nativa. Isso significa que você pode ter uma experiência similar à encontrada em Smart TVs da Samsung. Mas há algumas diferenças.

Uma delas é que a tela inicial não fica acessível como uma barra inferior na tela. Neste projetor, a interface exige a saída do app que estiver em execução, para ver os demais streamings ou entrar nas configurações, por exemplo.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Apesar disso, você vai encontrar aqui todos os aplicativos disponíveis também em um televisor da marca. Entre os destaques, encontramos a Netflix, o Globoplay e o Prime Video, para filmes e séries sob demanda.

Também dá para ver canais ao vivo via streaming. O Samsung TV Plus está integrado ao sistema, para fornecer opções gratuitas. Mas também há soluções pagas, como a DGO e o Claro TV Mais.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Talvez aqui seja onde a experiência fica mais parecida com uma TV tradicional. Isso porque nos streamings sob demanda, você não conseguirá explorar o máximo que um título pode entregar, pela ausência do 4K. Mas os canais ao vivo já são limitados a Full HD, o que torna este dispositivo uma boa alternativa para ver o seu time do coração jogar em uma telona, por exemplo.

O Freestyle não se resume a só projetar filmes, séries e canais ao vivo. Ele também contém um modo ambiente, para deixar alguma imagem ou frase na parede como decoração. Além disso, dá para colocar a tampa sobre a saída de luz enquanto o projetor estiver ligado. Assim, você terá uma luminária bastante potente para iluminar o seu quarto.

Ainda é possível ligar algum console ou PC nele por meio da porta micro-HDMI. Você fatalmente vai precisar de um adaptador ou um cabo próprio, que não vem na embalagem do produto.

E por falar no que não vem junto, está a bateria externa própria para ele. Mas calma, que aqui há uma solução. O Freestyle funciona também quando conectado a uma power bank. Assim, fica mais fácil utilizar o projetor longe da tomada, mesmo que por alguns instantes mais curtos.

Considerações finais

O projetor The Freestyle claramente é um produto que atende a demandas contemporâneas dos jovens. Ele fornece acesso a serviços de streaming e a plataformas de TV ao vivo pela internet. Além disso, permite que o usuário utilize em uma festa com o modo ambiente, ou até mesmo como uma luminária.

Essa versatilidade torna o Freestyle um modelo único no mercado no momento. Sem contar a presença do sistema Tizen de maneira completa, e o som que surpreende pela sua potência e qualidade.

Só que o produto tem suas ressalvas. Uma delas é o brilho baixo, que sempre vai exigir um local escuro para ter uma visualização mais decente. A outra está na imagem Full HD. Um produto lançado em 2022, com a capacidade de gerar até 100 polegadas, deveria ao menos ser capaz de chegar na resolução 4K.

A porta micro-HDMI é outra dificuldade, já que o seu cabo comum não será capaz de plugar um PC ou console de videogame nele. E como não vem com um adaptador na caixa, será necessário desembolsar mais para isso.

Pelo menos, dá para conectá-lo a uma power bank para utilizar longe da tomada. É uma saída interessante da fabricante para não precisar comprar a bateria externa do próprio aparelho.

Design portátil e versátilWi-Fi dual-bandControle únicoAté 100 polegadasCor e contrasteSom potente e equilibradoSistema TizenVariedade de appsModo LumináriaSuporte a power bank
Aquecimento elevadoPorta micro-HDMIBrilho baixoResolução Full HDPreço elevado

O Samsung The Freestyle chegou ao Brasil pelo preço sugerido de R$ 7.000, mas já pode ser encontrado por algo em torno de R$ 4.000 no mercado nacional. Ele não parece ser o tipo de produto para ser massificado entre os consumidores, porém atende bem ao público a que se destina e que deseja ter uma experiência de TV, em um corpo compacto e fácil de transportar.

E a falta de concorrentes similares dificulta uma eventual queda maior de custo no futuro, o que exige desembolsar acima do que ele possa valer na prática para ter um produto com estas características.

O que você achou do Freestyle? Pensa em comprar um para a sua casa? Responda aí no espaço abaixo.


5

Comentários

Samsung The Freestyle: experiência de Smart TV com portabilidade | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista