Tech 28 Fev
A Tesla apresentou sua conferência para investidores na última semana, e como esperado, a fabricante de carros elétricos reiterou seus avanços em diferentes áreas que podem evoluir seus negócios, e além de automóveis, a empresa comentou sobre como seu braço de robótica pode ser beneficiado por suas capacidades de inteligência artificial.
Elon Musk, CEO da Tesla, destacou as grandes evoluções de seu robô humanoide conhecido como “Optimus”. Em um vídeo exibido durante a conferência, três unidades do robô foram mostradas realizando tarefas básicas que futuramente poderão ser automatizadas com IA — área em que a empresa norte-americana faz grandes investimentos.
Confira o momento da demonstração dos robôs a seguir:
Na demonstração, um dos humanoides utiliza suas mãos com características de articulação humana para desconectar o braço de um segundo robô para realizar um conserto em uma estação de trabalho. Essas tarefas ainda são programadas por um humano, contudo, Musk afirma que as unidades estão evoluindo em ritmo acelerado.
Não é tão útil ter um robô humanoide se você tiver que programar todas as ações”, disse Musk. “Ele precisa ser capaz de andar de forma autônoma e resolver tarefas, e você deve ser capaz de instruí-lo em coisas simples. [...] Essa é a principal vantagem que temos.
Elon Musk
Durante a conferência, o bilionário revelou que os robôs adquiriram novas habilidades desde sua última apresentação em 2022, como andar, pegar e carregar objetos, parafusar e, não menos importante, fazer o símbolo “hang loose” com as mãos. O Optimus ainda caminha de forma lenta em comparação a outros robôs, como o Atlas, da Boston Dynamics.
“Somos os mais avançados em inteligência artificial para [aplicações no] mundo real”, disse Elon Musk em sua apresentação para investidores da Tesla.
Estou um pouco preocupado com a inteligência artificial. Acho que é algo com que devemos nos preocupar. Acho que precisamos de algum tipo de autoridade reguladora supervisionando o desenvolvimento da IA e certificando-se de que ela esteja operando dentro do interesse público. É uma tecnologia bastante perigosa.
Elon Musk
Autoridades de diferentes regiões do mundo visam iniciar a regulamentação da inteligência artificial com celeridade. No Brasil, o Projeto de Lei nº 21 de 2020 avança para garantir que a tecnologia seja implementada no cotidiano das pessoas com segurança.
Embora preocupado com o salto da IA, Musk segue investindo na área e recruta engenheiros de software para elaborar soluções proprietárias na Tesla. Recentemente, noticiamos que o executivo pode estar planejando a criação de um recurso similar ao ChatGPT.
Comentários