
27 Abril 2023
Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins e da Universidade de Cambridge publicaram um estudo que se debruça sobre os mecanismos do cérebro de um inseto. A equipe fez o mapeamento do órgão deste animal e detalhou as conexões de neurônios e suas funções.
Foram mais de 12 anos de estudos para que essa pesquisa pudesse ser publicada na revista Science. O trabalho foi árduo justamente por analisar 3.016 neurônios e 548 mil sinapses entre eles. Um exemplar do órgão precisou ser fatiado e um microscópio eletrônico de transmissão de alta resolução foi utilizado.
Outros estudos parecidos datam da década de 1970 e demoraram cerca de 14 anos para serem finalizados. O estudo de um órgão de lombriga foi, inclusive, reconhecido pelo Prêmio Nobel. Já foram analisados também moscas, camundongos e também cérebros humanos, mas apenas uma parte deles.
A novidade desse estudo é justamente a análise do órgão do mosquito-da-fruta (Drosophila melanogaster) em sua totalidade. E isso pode trazer avanços nas análises de comportamentos de humanos, mesmo com a enorme distância entre as duas espécies. Isso porque há semelhanças nos comportamentos de aprendizado e também de tomada de decisão.
Vale ressaltar que a base de funcionamento de todos os cérebros é parecida. Eles terão redes de neurônios que processam informações sensoriais, assimilam, decidem e aprendem.
Em termos de evolução, escolhas de alimentos e estratégias de fuga também são essenciais. Assim, os comportamentos básicos, apontam os cientistas desta pesquisa, muito provavelmente serão compartilhados entre as espécies.
De qualquer forma, esse estudo é um primeiro contato integral com o órgão central de uma espécie e servirá de base para muitas outras pesquisas em seres com atividades mais complexas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários