
Economia e mercado 23 Jun
Além do acordo com a Sony, a Qualcomm anunciou na última quinta-feira (22) duas novas plataformas de modem com capacidade de satélite. O Qualcomm 212S e o Qualcomm 9205S chegam com foco em casos de uso industrial fora da rede que exigem conectividade de rede não terrestre autônoma ou conectividade híbrida ao lado de redes terrestres.
Os chipsets serão utilizados para fornecer monitoramento remoto ininterrupto e rastreamento de ativos. Eles permitem a empresas, desenvolvedores, ODMs e OEMs de IoT aproveitarem informações e insights em tempo real, no gerenciamento de projetos de negócios.
“No início deste ano, a Qualcomm Technologies anunciou a plataforma Qualcomm Aware, uma solução revolucionária que permite às empresas monitorar e rastrear melhor ativos valiosos praticamente a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo. Nossos chips Qualcomm 212S e Qualcomm 9205S levam nossos recursos de rastreamento e monitoramento de IoT um passo adiante, fornecendo conectividade e cobertura mesmo nas áreas mais remotas. Esses produtos também mostram ainda mais nossa capacidade de trazer e escalar inovações superiores até mesmo para os ambientes de IoT mais desafiadores e complexos.”
Jeff Torrance
Vice-presidente sênior e gerente geral de sistemas inteligentes conectados da Qualcomm Technologies
A habilitação e a operação do novo meio de conectividade são frutos de uma parceria da Qualcomm com a Skylo, um provedor de serviços NTN.
“Estamos orgulhosos de colaborar com a Qualcomm Technologies para fornecer conectividade via satélite nesses novos modems IoT inovadores para ajudar dispositivos fora da rede a ter cobertura em ambientes celulares desafiadores. Como um provedor líder de serviços NTN, ajudaremos a fornecer conectividade via satélite por meio da Qualcomm Aware Platform usando nossa rede de operadores de satélite para alimentar uma variedade de casos de uso de IoT com integrações otimizadas por meio dos modems Qualcomm 212S e 9205S para usos fixos e em trânsito.”
Parthsarathi Trivedi
CEO e cofundador da Skylo
O Qualcomm 212S é projetado com consumo de energia ultrabaixo, voltado a aplicações em locais remotos e fixos. Entre as suas utilidades, estão a coleta de telemetria e dados de tanques de água e gás, medidores e outros equipamentos de infraestrutura, monitoramento de rede de serviços públicos, relatórios de detecção precoce de incêndios, instalações de mineração on-shore e off-shore, e gerenciamento ambiental.
Este consiste no primeiro modem IoT-NTN da empresa com suporte aos padrões 3GPP Release 17 para comunicações via satélite. A sua projeção foca em eficiência de custo e valor, por ser compatível somente com o essencial para comunicações via satélite.
O hardware também pode ser usado com o processador QCM4490 para entregar conectividade via satélite de potência ultrabaixa para dispositivos portáteis industriais.
O Qualcomm 9205S, por sua vez, consiste na solução mais adequada para aplicações industriais, com exigência por conectividade terrestre e via satélite híbrida sempre ativada para bens e ativos em movimento.
Os casos de uso incluem rastreamento de contêineres de transporte transoceânico, rastreamento de equipamentos agrícolas e pecuários, rastreamento global de frota e frete para gerenciamento da cadeira de suprimentos – até mesmo para parceiros logísticos com entregas remotas.
O componente também adere aos padrões 3GPP Release 17 para comunicações via satélite e habilita situações do tipo hub por um processador de aplicativos com alta capacidade e suporte periférico para vários aplicativos de Internet das Coisas.
O modem Qualcomm 9205S já está disponível para utilização pela indústria, enquanto o modelo Qualcomm 212S tem previsão de chegar ainda este ano de 2023.
Qual é a sua avaliação sobre as novas soluções de IoT da Qualcomm? Participe conosco!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários