LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Módulo indiano é o primeiro a pousar no polo sul da Lua em missão histórica

25 de agosto de 2023 0

A Índia se tornou na última quarta-feira (23) o primeiro país a conseguir pousar uma sonda no polo sul da Lua, local conhecido como a parte escura do satélite terrestre. A missão foi transmitida nos canais oficiais do país asiático demonstrando os avanços dos cientistas e engenheiros indianos no segmento da astronomia.

O presidente da Indian Space Research Organisation (ISRO), Sreedhara Panicker Somanath, comemorou o feito dizendo que "Conseguimos um pouso suave na Lua, a Índia está na Lua". A sonda foi enviada pelo país em 14 de julho e concluiu a aterrissagem bem-sucedida em solo lunar por volta das 9h33 de quarta-feira, no horário de Brasília.

A Índia e Rússia estavam em uma "corrida espacial" para ver qual seria o país a pousar um módulo com sucesso no lado escuro da Lua. A sonda lançada por Moscou através da missão Luna-25 saiu de controle e se chocou contra a Lua, enquanto a missão indiana conseguiu seguir o que foi previsto pelos cientistas e realizar o pouso.

Além da Rússia, a China também não obteve êxito ao enviar um módulo para o lado escuro da Lua, pois a comunicação com o equipamento foi perdida minutos antes do pouso. De acordo com os astrônomos, a região do polo sul da Lua é traiçoeira por possuir grandes crateras, encostas íngremes e temperaturas que podem chegar a -203 °C.

Módulo indiano pousa no polo sul da Lua. | Imagem: Reprodução.

"Ainda precisamos de muito mais detalhes sobre onde e quanta água existe, e saber se toda ela está congelada", explica Akash Sinha, professor de robótica espacial na Universidade Shiv Nadar University, perto de Delhi, à BBC.

Tanto a Índia quanto outros países devem continuar investindo em sondas, satélites e outros equipamentos que devem explorar a região pouco conhecida do satélite natural. O trunfo da missão Chandrayaan-3, da Índia, destaca o empenho do governo e pesquisadores em obter mais informações sobre o polo sul lunar.

Veja também

Está acompanhando os avanços na astronomia? Conta pra gente, comente!


0

Comentários

Módulo indiano é o primeiro a pousar no polo sul da Lua em missão histórica
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2