LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Como a tecnologia pode ajudar nesta onda de calor no Brasil? | Detetive TC

14 de novembro de 2023 0

O Brasil tem enfrentado ondas severas de calor nos últimos dias, causadas pelo fenômeno El Niño e do chamado “domo de calor” – quando uma área de grande pressão prende o ar quente por muito tempo.

Assim como ocorreu no verão dos Estados Unidos e da Europa, o Detetive TC separou as principais contribuições que a tecnologia pode dar para ajudar as pessoas e diminuir os efeitos do calor extremo no Brasil, dadas as particularidades do país.

Ar-condicionado inverter

Um dos principais produtos procurados pelos brasileiros neste momento mais quente é o ar-condicionado. Porém, muitas vezes, o alto consumo do produto acaba por afastar o consumidor de adquirir uma unidade. Neste caso, a tecnologia ajuda por meio dos compressores inverter.

Diferente de um aparelho convencional, no qual a peça liga e desliga ao longo do funcionamento, o compressor de ar inverter não chega a se desligar por completo. Na prática, esse processo dispensa picos de energia, o que gera uma economia na conta de luz ao final do mês.

Estima-se que um ar-condicionado com essa tecnologia é capaz de economizar até 40% no consumo energético, na comparação com um modelo tradicional.

Outros benefícios incluem chegar mais rápido na temperatura que você deseja, além de uma maior vida útil que os produtos convencionais, uma vez que as peças vão sofrer menos desgastes.

Lembrete de tomar água

Uma das necessidades em ondas de calor consiste na ingestão de muito líquido, para que não haja desidratação. A perda excessiva de água no corpo pode levar a uma série de casos de mal-estar.

Em situações do tipo, a tecnologia pode ser usada por meio de lembretes para beber água com frequência.

Tanto por meio de aplicativos para Android e iOS, como em relógios inteligentes compatíveis, há a possibilidade de definir alertas a cada período determinado para que você se recorde de que é necessário se hidratar.

Sensor de temperatura

Em uma casa conectada, o usuário pode escolher ter um ar-condicionado inteligente ou ainda conectar o seu ventilador por meio de plugues inteligentes, para comandá-los por meio de ferramentas como Google Assistente e Alexa.

Neste caso, os sensores de temperatura inteligentes podem ser aliados na hora de manter o seu ambiente sempre fresco. Podemos colocar como exemplos os dispositivos dedicados, como um modelo da Tuya – subsidiária da Xiaomi –, ou de aparelhos com múltiplas funções que contêm a peça, tal qual o Echo Dot de quinta geração.

É possível gerenciar o seu assistente para ligar o ventilador ou o ar-condicionado, caso o seu ambiente ultrapasse uma determinada temperatura. Em alguns modelos, também dá para configurar a emissão de alertas quando um cômodo atingir um nível perigoso de calor.

Trajes tecnológicos

Outro exemplo de avanço tecnológico para minimizar os efeitos do calor extremo está em trajes tecnológicos. Eles são vendidos principalmente em lojas de artigos esportivos, geralmente chamados de “roupas térmicas”.

Próprias para a prática de treinos, corridas ou outros esportivos, essas vestimentas contam com proteção UV – contra os raios ultravioletas do Sol – e impedem que os raios solares atinjam a sua pele.

Em termos práticos, essas roupas não deixam que o calor de fora gere um aquecimento excessivo do corpo.

Você sabe de outra solução tecnológica para ajudar neste momento de calor extremo no Brasil? Relate para a gente no espaço abaixo.


0

Comentários

Como a tecnologia pode ajudar nesta onda de calor no Brasil? | Detetive TC
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista