LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim do adblock? Chrome irá limitar a ferramenta no próximo ano

22 de novembro de 2023 32

Os usuários que usam extensões que bloqueiam anúncios no Chrome têm uma má notícia para o próximo ano. Isso porque o navegador deve limitar mais ainda o funcionamento dessas ferramentas ao longo de 2024 com a adoção do novo formato Manifest V3.

Inicialmente, o projeto foi lançado em 2021 e noticiamos aqui no segundo semestre do ano passado que ele seria implementado no browser. Entretanto, a companhia acabou voltando atrás por um momento, após diversas reclamações por parte das pessoas que usam o programa.


Esse "hiato", portanto, parece ter chegado ao fim e o Google deve retomar o formato no próximo ano, assim como irá descontinuar o atual Manifest V2 a partir de junho de 2024. Dessa forma, todas as extensões que forem compatíveis com ele não estarão mais disponíveis na Web Store para instalação.

O anúncio dessa retomada ocorreu há alguns dias e mostra uma postura mais agressiva do Google contra o funcionamento dos adblocks. Mesmo assim, a empresa diz que os usuários corporativos terão um ano extra de compatibilidade para que tenham tempo de buscar algumas alternativas dos apps compatíveis com o Manifest V2.

Quanto aos desenvolvedores, eles devem migrar os seus projetos para o Manifest V3 antes de junho do próximo ano. Segundo a companhia, a mudança entre os formatos irá durar em torno de um mês nos navegadores com versões pré-estáveis. Esse tempo será usado para testar o Manifest V3.

Como isso afeta os bloqueadores de anúncio?

O Manifest V2 trabalha com um limite de regras de filtragem para as extensões. O novo formato, enfim, terá um limite de 30 mil regras, o que é muito inferior às 300 mil regras que o uBlock Origin opera, por exemplo. Esse quesito é essencial porque ele afeta diretamente a eficiência do adblock.


E quanto aos demais navegadores?

O Mozilla Firefox é outro navegador que irá adotar esse formato, mas não pretende impor limites de filtragem para as suas extensões. Do mesmo modo, o Brave é um navegador que bloqueia anúncios por padrão e usa a mesma base do Chromium que o Chrome. Mas, a empresa afirmou que as funções são implementadas no próprio browser e ele deve continuar bloqueando propagandas.

Google Chrome

Desenvolvedor: Google LLC

Grátis

Tamanho: Variável


32

Comentários

Fim do adblock? Chrome irá limitar a ferramenta no próximo ano
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2