
Lançamentos 10 Dez
12 de dezembro de 2023 4
A Lenovo anunciou nesta semana a ThinkStation P8 para o mercado de workstations. Entre os principais destaques do equipamento, está a adição de processadores AMD Ryzen Threadripper PRO 7000 WX-Series e Placas de vídeo NVIDIA RTX. A ideia aqui é oferecer desempenho e flexibilidade para o público profissional.
Rob Herman é vice-presidente e gerente-geral da unidade de negócios Workstation e Client AI da empresa e comentou sobre a novidade:
Na Lenovo, entendemos que nossos clientes precisam de Workstations de alta qualidade que possam se adaptar às suas necessidades e constantes mudanças, é por isso que colaboramos com a AMD e a NVIDIA para criar a ThinkStation P8, uma máquina que combina potência, flexibilidade e recursos corporativos. Projetada para oferecer desempenho e escalabilidade incomparáveis, seja para executar simulações complexas, renderizar visuais impressionantes ou desenvolver aplicativos de IA de ponta, a ThinkStation P8 pode lidar com tudo isso, e com as certificações, segurança e suporte da Lenovo, você pode confiar que ela superará as expectativas.
Em geral, as máquinas possuem um design versátil, inspirado na Aston Martin, além de se basear no sucesso do primeiro dispositivo da categoria equipado com chips AMD Ryzen Threadripper PRO, modelo P620. Na parte da usabilidade, o produto é voltado para utilização de forma intensa, ultrapassando limites da produtividade, segundo a Lenovo.
Com isso, os itens dessa linha podem ser uma opção interessante para profissionais de áreas como saúde, educação, pesquisa, mídia e entretenimento, engenharia e arquitetura. Os processadores Ryzen Threadripper PRO, por sua vez, são desenvolvidos com base na arquitetura Zen 4 de 5 nanômetros e os modelos podem chegar a 96 núcleos e 102 threads.
Na parte gráfica, o destaque fica para o uso de GPUs NVIDIA RTX 600 Ada Generation, em uma estrutura que pode suportar até 3 componentes do tipo. Jason Banta é vice-presidente corporativo e gerente geral PC OEM, AMD e também falou sobre a novidade:
Estamos muito satisfeitos em equipar as mais recentes Workstations ThinkStation P8 com nossos processadores AMD Ryzen Threadripper PRO 7000 WX-Series de última geração para oferecer desempenho e largura de banda líderes para superar fluxos de trabalho cada vez mais complexos. Arquitetos, engenheiros, artistas visuais e desenvolvedores de modelos de IA irão apreciar o poder, a flexibilidade e a confiabilidade que a ThinkStation P8 com AMD oferece.
As máquinas também podem operar com distros Linux ou Windows 11, e as demais especificações incluem o suporte para até sete SSDs M.2 PCIe Gen 2 ou 3 HDDs. Do mesmo modo, é possível ter até 2TB de memória RAM com suporte para canal octa. Não apenas isso, como há uma entrada Ethernet integrada de 10 Gigabit para não sofrer com engasgos na rede.
Vale destacar também o uso de inteligência artificial para empresa, atributo em que as novas máquinas da Lenovo podem desempenhar tarefas de preparação de dados de IA, limpeza de dados, visualização, seleção, pontuação e até treinamento de modelos. A ideia é usar as tecnologias de CPU e GPU, bem como suas otimizações para essas aplicações.
Mais sobre workstations: veja o anúncio do modelo Precision 7875 da Dell e a placa AMD Radeon PRO 7700 para esse segmento.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários