
Economia e mercado 19 Dez
O Ministério da Educação (MEC) criou o Comitê Executivo da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) para discutir as regras da política de conectividade no ambiente escolar. O colegiado é composto por representantes de nove entes públicos.
A iniciativa do governo federal, em colaboração com as redes públicas de ensino, quer garantir a conectividade para fins pedagógicos e o apoio à aquisição e melhoria dos dispositivos em todas as escolas públicas de educação básica do Brasil.
O Enec vai definir, com base em parâmetros de referência, qual é a conectividade ideal para cada escola. O intuito é assegurar o uso pedagógico da tecnologia nas aulas e coordenar os recursos e atores do governo federal envolvidos no tema.
O MEC quer conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026. Nesta semana, o ministério divulgou que 1.948 municípios ainda faltam aderir a Enec. O prazo final de adesão é às 23h59 (horário de Brasília) do dia 22 de dezembro.
A adesão acontece por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). De acordo com o balanço divulgado pelo MEC, a Enec já teve adesão de 70,37% dos estados brasileiros e de 65,03% dos municípios.
A conectividade nas escolas permite a realização de atividades pedagógicas e administrativas online; o uso de recursos educacionais e de gestão; acesso a áudios, vídeos, jogos e serviços de streaming durante as aulas, além da presença de rede sem fio no ambiente escolar.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários