LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Japão faz história e se torna o quinto país do mundo a pousar na Lua

21 de janeiro de 2024 14

Na última sexta-feira (19), o Japão se tornou o quinto país do mundo a pousar uma sonda não-tripulada na Lua. Até então, apenas os Estados Unidos, a antiga União Soviética, a China e a Índia haviam feito essa façanha.

A missão foi confirmada pela Jaxa, a agência espacial japonesa. Apesar de ter conseguido o objetivo principal, houve um problema com a sonda SLIM na hora da descida. O módulo lunar deixou de gerar eletricidade por meio dos seus painéis solares e passou a operar pelas suas baterias.

Imagem: Divulgação / Jaxa

Mesmo com o problema, a comunicação com a Terra não foi perdida, ou seja, a coleta de dados do local tem sido a prioridade dos responsáveis pela missão. No entanto, a bateira possuía autonomia apenas para algumas horas.

O módulo japonês tem como meta realizar o “pouso mais preciso” já feito em solo lunar até o momento, em um local com 100 metros de diâmetro do local previsto, na região perto das encostas. Diferentemente de pousos tradicionais – com precisão de até dezenas de quilômetros –, que acabam restringindo futuras explorações.

Ainda não se sabe o que causou a falha dos painéis solares. As principais especulações incluem a soltura de um cabo, a conexão errada ou a localização contraria do dispositivo, o que impediria de “ver” o Sol.

De toda a forma, o feito do Japão coloca em evidência novamente o interesse pela exploração da Lua, bem como nos testes de novas tecnologias e equipamentos, que poderão facilitar no futuro uma eventual viagem espacial tripulada.

Qual é a sua avaliação sobre a missão lunar japonesa? Comente conosco!


14

Comentários

Japão faz história e se torna o quinto país do mundo a pousar na Lua
  • Década de 60, a nada tinha quase 5% da receita dos EUA pra desenvolver tecnologia. Hoje o orçamento é 0,5%. Hoje ainda cogitaram em refazer o Saturno V mas como as pessoas que trabalharam e documentos são poucos, desistiram da ideia e partiram pro Atlas V. Problema do Atlas V é a política. Por isso que a SpaceX desenvolve o Starship a todo o vapor. Não é de duvidar que o Starship lance da terra até os astronautas, tirando de vez o Atlas V da jogada.
    Homem pisou ou não na lua? Foram deixados vários espelhos na lua nas missões Apolo. É uma das provas que o homem esteve lá. Pesquise na net mas com laser é possível provar que o homem passou por lá.

      • Entendo o seu ponto de vista, mas acredito que com o avanço tecnológico tornou-se menos caro levar o homem à Lua, lançar um foguete hoje custa bem menos do que custava na década de 60, não sendo mais necessário o orçamento de 5% do PIB americano. Tanto que as justificativas que vejo para a não volta à Lua, não diz respeito a questões financeiras, mas sim a segurança dos astronautas, já que antes essa não era uma preocupação.

        • Em Deus ninguém quer acreditar, mas acreditar que o homem foi na lua todo mundo quer, tá aí a hipocrisia.

          • Não sou de acreditar em teoria da conspiração, mas essa de que o homem nunca pisou na Lua eu fico com o pé atrás.

            Estou acompanhando o novo programa Artemis que pretende levar o homem %u2018novamente%u2019 à Lua, é atraso em cima de atraso, outra vez atrasou porque não tinha traje espacial.

            É de encabular que a 60 anos atrás homens foram enviados à Lula com tecnologia muito inferior ao que temos hoje em Smartphones e depois de tanto avanço tecnológico, não temos sequer os trajes para a missão?

            • Parabéns a equipe japonesa. Viva a ciência!!!

                • A cada missão falha, erros de pouso e demais especulações sobre os motivos e a impossibilidade de efetuar uma sequer, %u201Cviagem%u201D não tripulada a Lua; evidencia-se o fato de NUNCA haver um pouso tripulado por ali%u2026
                  O que há são gastos astronômicos, investimentos absurdos e perspectivas frustradas no anseio de explorar, extrair, buscar riquezas e fama fora do nosso planeta, enquanto por aqui a miséria, a fome e demais percalços pelos quais a maioria da população vive, são ignorados e usados como degraus de política e corrupção.
                  - A humanidade está fadada ao fim e ao extermínio total e inevitável, pois independente de qualquer crença, religião, fé ou heresia praticadas; as forças que regem e ajustam e iluminam esse insignificante universo conhecido pelo homem; estão se modificando a cada instante, morrendo e se reintegrando a novos universos e possibilidades, cujo alcance dos humanos é impossível e inviável, devido a suas características destrutivas e egoistas.

                  O universo também é seletivo e esse processo está excluindo a raça humana.

                    • A maior historia foi jesus Cristo nascer

                        • Incrível como crente não consegue ficar um minuto sequer sem falar de sua religião, principalmente em assuntos que não tem relação alguma.

                          • Só robô mesmo, pq humano mesmo, nunca colocou os pés lá!

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Especiais

                            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                            Software

                            Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2