LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Próxima geração do Xbox pode ser lançada em versão de mesa e portátil com jogos na nuvem

12 de fevereiro de 2024 5

Atualização (12/02/2024) - LR

Informações divulgadas nas últimas semanas especulam alguns possíveis detalhes sobre a futura geração do Xbox, console que pode ganhar uma versão de mesa e portátil no próximo lançamento previsto para 2026. Agora, novos rumores apontam para a possibilidade do videogame não estar sendo desenvolvido pela mesma equipe responsável pelos antecessores.

Ao que tudo indica, a big tech norte-americana teria designado essa função para os funcionários da linha Surface, categoria que inclui tablets e computadores portáteis da marca. A empresa não confirmou esse rumor — e é improvável que isso aconteça —, restando aguardar por vazamentos ou especulações de outras fontes.

É possível que o próximo Xbox suporte nativamente a execução de jogos na nuvem. A linha pode chegar dividida entre dois modelos de console: o primeiro, e mais caro, terá aplicação e formato semelhante ao Series X|S, enquanto o segundo será o destaque devido às dimensões portáteis e hardware que entrega alto desempenho.

Próxima geração do Xbox pode ser lançada em versão de mesa e portátil.

Com possibilidade de lançamento daqui a 2 anos se não houver nenhum empecilho no desenvolvimento, o próximo Xbox pode ser apresentado apenas após o PlayStation 6, da Sony, que deve abocanhar uma parcela significativa do mercado.

Um dos motivos do atraso é de que a Microsoft ainda não assinou um contrato de nova geração com a AMD. Enquanto isso, a Sony já fez esse movimento depois de ter trazido o PlayStation 5 ao mercado, até mais de uma vez. Entretanto, a posição da dona do Windows nesse caso não chega a ser grande surpresa.

A Microsoft pretende mudar sua estratégia com a nova geração do Xbox, que pode chegar em 2026. Durante o mais recente episódio do podcast Xbox News Cast, Middleagegameguy compartilhou alguns dos planos da empresa para o console, entre eles o de lançá-lo em dois modelos diferentes.

O primeiro modelo, o mais caro, seguirá o padrão dos consoles tradicionais, semelhante ao Xbox One e Xbox Series X. Só que, como um console de mesa já era espera, é o segundo modelo que está atraindo grande atenção.

A versão mais acessível será um dispositivo portátil, de certa forma, um competidor para o Nintendo Switch. A ideia é oferecer suporte aos jogos do Xbox, mas também para títulos em nuvem. Ele virá com controles integrados e uma tela sensível ao toque.


Essa seria uma mudança radical no modelo de negócio da empresa, além de uma expansão na concorrência para o mercado de dispositivos portáteis. É claro que qualquer movimentação em relação a isso, enquanto a Microsoft não fizer um anúncio, é apenas especulação.

Além disso, surgiram rumores sobre a possibilidade da Microsoft lançar alguns de seus melhores exclusivos em outros consoles, como no PlayStation 5.

Texto original (05/02/2024)

A próxima geração do Xbox pode chegar ao mercado depois do PlayStation 6. Pelo menos, é isso que dizem os rumores mais recentes acerca do equipamento da Microsoft. O dono do canal Moore's Law is Dead abordou o assunto em um episódio recente de seu podcast e falou sobre alguns detalhes que colaboram para esse lançamento tardio do dispositivo.

Um desses pontos é de que a Microsoft ainda não assinou um contrato de nova geração com a AMD. Enquanto isso, a Sony já fez esse movimento depois de ter trazido o PlayStation 5 ao mercado, até mais de uma vez. Entretanto, a posição da dona do Windows nesse caso não chega a ser grande surpresa.

O motivo é que ela costuma demorar mais tempo para tomar uma ação para tentar fazer com que a AMD reduza os preços dos componentes. Mas, essa brecha acabou levando ao interesse da Intel em fabricar os chips para o próximo Xbox. Inclusive, ela estaria oferecendo preços bem mais baixos em comparação com a concorrente.

Vale lembrar, no entanto, que ter consoles com plataformas diferentes pode levar a possíveis problemas de compatibilidade quanto aos jogos. Além disso, os rumores falam que o console entrou em fase de design apenas recentemente. Dessa forma, a empresa pode lançar o seu produto com certo atraso ou até junto com o PS6, caso ela acelere os processos.

Seja como for, ainda não há confirmação sobre esses pontos, então, o melhor a se fazer é tratar como rumor, assim como o possível novo portátil da Sony. Enquanto isso, confira os principais lançamentos para Xbox e outras plataformas ao longo do mês de fevereiro.


5

Comentários

Próxima geração do Xbox pode ser lançada em versão de mesa e portátil com jogos na nuvem
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista