Segurança 16 Out
Atualização (17/10/2024) - PF
Independente de ser um usuário de Linux assíduo, se você já mexeu com algum tema de desenvolvimento, provavelmente conhece o comando ‘sudo’. A função é usada em sistemas baseados em Unix, como macOS e o próprio Linux, e dá ao usuário permissões de administrador dentro do terminal.
Agora, após período de testes no Insider Preview, a função foi disponibilizada amplamente para usuários do Windows 11 com a chegada da atualização 24H2.
Com ela, desenvolvedores poderão ter os privilégios de administrador da máquina de maneira facilitada através do Prompt de Comando, sem a necessidade de abrir uma janela do Terminal do Windows com permissões elevadas desde o início ou usar o pouco conhecido (e meio complicado) comando ‘runas’.
Mas a função não vem ativada por padrão na atualização; é preciso ativá-la. Para isso, siga as instruções:
- Abra o app de “Configurações”;
- Acesse “Sistema”;
- Clique em “Para desenvolvedores”;
- Ative a chave da opção “Habilitar Sudo”.
Depois de ativado, é possível configurar o modo de funcionamento do recurso de três formas:
- Com uma nova janela (forceNewWindow): o comando será rodado em uma janela elevada do terminal, com permissão para que seja possível inserir novos comandos.
- Com input desabilitado (disableInput): o resultado do comando também será aberto em uma nova janela, mas não aceitará novas entradas do usuário.
- Inline (normal): o comando poderá ser rodado na mesma janela de uso, com os resultados exibidos no mesmo lugar; de forma semelhante ao que acontece no terminal do Linux.
Para quem quiser ativar o recurso através do próprio Terminal do Windows enquanto roda uma janela com permissões de administrador, basta entrar com o comando:
Modifique a parte em negrito com o argumento da forma como deseja rodar o recurso (indicado ente parêntesis na listagem acima).
Agora que você ativou o ‘sudo’, poderá usá-lo para executar comandos no seu computador com Windows, com privilégios de administrador, através da interface de texto do sistema operacional. Para isso, basta usar a combinação ‘sudo + comando’.
Segundo apurado pelo portal internacional XDA Developers, apesar da integração da novidade, alguns comandos do PowerShell ainda não estão respondendo ao 'sudo', como é o caso do ‘Gat-AppXPackage’, que instala e remove pacotes AppX. Ao tentar rodar o comando, os usuários se deparam com a mensagem “comando não encontrado”
Texto original - 09/02/2024
A build 26052 do Windows 11 liberada nesta semana para os membros do programa Insider Preview (de testes do sistema) recebeu o suporte nativo para o comando "sudo", função usada em softwares baseados em Unix, como Linux e macOS.
Como esse recurso já está em testes, a previsão é que a função "sudo" chegue de forma oficial no sistema operacional por meio de uma atualização liberada para todos ainda em 2024, mais para o final do ano, quem sabe, na variante 24H2 do Windows 11.
Vale destacar que o comando "sudo" permite executar programas e tarefas específicas com privilégios de segurança mais elevados, como um administrador do sistema. A função é bem útil para desenvolvedores, pois entrega um maior controle no SO.
Segundo a Microsoft, os usuários do Windows 11 vão poder usar do "sudo" em três modos: com uma nova janela, com input desabilitado e inline - este último sendo mais parecido com o Linux, já que as outras opções são mais limitadas.
O código-fonte do projeto será liberado pela empresa no GitHub. “Estamos trabalhando muito para adicionar mais informações sobre o projeto no repositório e compartilharemos mais detalhes nos próximos meses”, disse o Gerente de Produto da Microsoft, Jordi Adoumie.
Qualquer usuário com o Windows 11 Insider Preview Build 26052 já pode acessar o sudo no sistema operacional. Para isso, basta abrir as configurações do software, selecionar a opção “Para desenvolvedores” e ativar o botão de “Habilitar sudo”.
E você, gostou dessa novidade? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Comentários