Curiosidade 06 Abr
Já há algum tempo, a Microsoft disponibiliza ferramentas gratuitas de inteligência artificial (IA) para seus usuários, com opções para interação via texto através do seu navegador, Edge, e do seu buscador, Bing.
O que algumas pessoas não sabem, porém, é que essa ferramenta também permite gerar imagens, bastando inserir um comando de texto para ver ideias ganhando forma.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como gerar imagens usando a inteligência artificial do Bing!
Desenvolvido pela Microsoft, o criador de imagens do Bing (Designer) é parte do apelidado “Copilot”. Ele permite gerar imagens através do modelo “texto: imagem” e traz como motor o famoso DALL-E; ferramenta da Open AI – a mesma responsável pelo ChatGPT.
É possível utilizar o recurso de forma gratuita, sem a necessidade de usar a API do ChatGPT e nem pagar pelo plano Plus da ferramenta de IA. Tudo funciona através de créditos renováveis dados pela própria plataforma. A cada geração de imagens, créditos da sua conta serão utilizados.
Atualmente, há três formas de acessar a ferramenta:
Para gerar imagens, é necessário ter uma conta Microsoft logada ao serviço e/ou navegador. É válido lembrar que as imagens geradas não poderão ser usadas para fins comerciais, apenas pessoais.
Confira a seguir como usar o recurso:
- Primeiro, acesse o Bing a partir do seu navegador;
- Certifique-se de que sua conta Microsoft está logada. Para isso, clique em “Entrar” e faça o login com seus dados;
- Agora, clique em “Copilot” no menu superior ou clique no ícone da ferramenta ao lado da barra de busca.
- Na nova tela, digite uma descrição para a imagem que será gerada;
- Caso queira dar um comando mais direto, selecione a opção “Designer” no menu lateral da página;
- Se desejado, anexe uma imagem como referência.
- Aperte “Enter” ou clique no ícone de seta para enviar o comando e aguarde até que as imagens sejam geradas.
Por padrão, a IA irá gerar 4 imagens diferentes para um mesmo comando. Clique sobre elas para vê-las ampliadas, em resolução total. Salve-as se desejar.
Caso você queira acessar a página do Designer diretamente, clique aqui. O processo para gerar as imagens é o mesmo do descrito acima.
Observe as imagens geradas com o nosso prompt:
Como é possível observar, essa versão da IA do Bing ainda não está lidando muito bem com textos. Mesmo assim, os resultados são bons.
Copilot no Edge
Para acessar a ferramenta pelo navegador Edge, o passo a passo inicial é um pouco diferente. Por padrão, o navegador disponibiliza o botão do Copilot na barra lateral direita, na parte superior – como assinalado na imagem abaixo.
Clique sobre o botão e, no campo destacado, digite a descrição da imagem que deverá ser gerada e aperte “Enter” para enviar o comando. Aguarde pelo resultado.
Caso o botão do Copilot não esteja disponível, é provável que ele tenha sido desativado em algum momento anterior. Para reativá-lo, abra o menu de “Configurações” > “Barra lateral” e ative a opção “Sempre mostrar barra lateral”. Ainda na mesma tela, acesse a opção “Copilot” e ative a chave “Mostrar Copilot”.
Caso o botão não esteja disponível, certifique-se que o Microsoft Edge está atualizado.
Além do modelo de IA que será usado para gerar a imagem, saber descrever bem o que deseja pode ser um diferencial para melhores resultados. Por isso, considere esses pontos para escrever seus prompts:
- Seja (mais) específico: dê descrições mais específicas, forneça mais informações para a IA. Por exemplo, ao invés de falar “um homem”, adicione mais detalhes, como em “um homem de 31 anos com cabelo longo”;
- Especifique um estilo: designe o estilo da imagem que você quer gerar. Será uma pintura no estilo barroco ou moderno? Seguirá mais para o lado digital ou para o lado clássico? A imagem busca ser mais realista? Especifique;
- Experimente: se você não ficou satisfeito com os primeiros resultados, experimente dar descrições variadas e gere novas imagens. Persiga o resultado que deseja;
- Dê referências: como citado antes, a IA do Bing permite que você forneça exemplos. Se você tem imagens de referência que demonstre o estilo que você deseja, anexe ao prompt do Copilot.
Apesar dessas e de outras ferramentas de IA oferecerem resultados satisfatórios na geração de imagens, elas não são capazes de substituir a criatividade e a sensibilidade de nós seres humanos. A expressão artística ainda é uma expressão única da alma humana. Por isso, sempre que possível e necessário, opte por um artista de carne e osso.
Comentários