
Curiosidade 06 Abr
Já há algum tempo, a Microsoft disponibiliza ferramentas gratuitas de inteligência artificial (IA) para seus usuários, com opções para interação via texto através do seu navegador, Edge, e do seu buscador, Bing.
O que algumas pessoas não sabem, porém, é que essa ferramenta também permite gerar imagens, bastando inserir um comando de texto para ver ideias ganhando forma.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como gerar imagens usando a inteligência artificial do Bing!
Desenvolvido pela Microsoft, o criador de imagens do Bing (Designer) é parte do apelidado “Copilot”. Ele permite gerar imagens através do modelo “texto: imagem” e traz como motor o famoso DALL-E; ferramenta da Open AI – a mesma responsável pelo ChatGPT.
É possível utilizar o recurso de forma gratuita, sem a necessidade de usar a API do ChatGPT e nem pagar pelo plano Plus da ferramenta de IA. Tudo funciona através de créditos renováveis dados pela própria plataforma. A cada geração de imagens, créditos da sua conta serão utilizados.
Atualmente, há três formas de acessar a ferramenta:
Para gerar imagens, é necessário ter uma conta Microsoft logada ao serviço e/ou navegador. É válido lembrar que as imagens geradas não poderão ser usadas para fins comerciais, apenas pessoais.
Confira a seguir como usar o recurso:
Por padrão, a IA irá gerar 4 imagens diferentes para um mesmo comando. Clique sobre elas para vê-las ampliadas, em resolução total. Salve-as se desejar.
Caso você queira acessar a página do Designer diretamente, clique aqui. O processo para gerar as imagens é o mesmo do descrito acima.
Observe as imagens geradas com o nosso prompt:
Como é possível observar, essa versão da IA do Bing ainda não está lidando muito bem com textos. Mesmo assim, os resultados são bons.
Para acessar a ferramenta pelo navegador Edge, o passo a passo inicial é um pouco diferente. Por padrão, o navegador disponibiliza o botão do Copilot na barra lateral direita, na parte superior – como assinalado na imagem abaixo.
Clique sobre o botão e, no campo destacado, digite a descrição da imagem que deverá ser gerada e aperte “Enter” para enviar o comando. Aguarde pelo resultado.
Caso o botão do Copilot não esteja disponível, é provável que ele tenha sido desativado em algum momento anterior. Para reativá-lo, abra o menu de “Configurações” > “Barra lateral” e ative a opção “Sempre mostrar barra lateral”. Ainda na mesma tela, acesse a opção “Copilot” e ative a chave “Mostrar Copilot”.
Caso o botão não esteja disponível, certifique-se que o Microsoft Edge está atualizado.
Além do modelo de IA que será usado para gerar a imagem, saber descrever bem o que deseja pode ser um diferencial para melhores resultados. Por isso, considere esses pontos para escrever seus prompts:
Apesar dessas e de outras ferramentas de IA oferecerem resultados satisfatórios na geração de imagens, elas não são capazes de substituir a criatividade e a sensibilidade de nós seres humanos. A expressão artística ainda é uma expressão única da alma humana. Por isso, sempre que possível e necessário, opte por um artista de carne e osso.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários