
Tech 15 Mar
O filme “Quero Ser Grande”, estrelado por Tom Hanks em 1988, tem um artifício tecnológico que serviu de inspiração para o desenvolvedor Kevin McAleer, que criou uma espécie de “vidente” tecnológica usando um Raspberry Pi. O “Zoltar” do filme acabou servindo para a criação da “Voltara”, o projeto de “vidente tech” do especialista.
A cabine funciona de forma bastante direta: uma pessoa interessada aperta o botão mais proeminente à frente da cabine, e uma impressora expele uma espécie de “pensamento do dia” ou adivinhação aleatória. Todo o maquinário é alimentado por um Raspberry Pi e foi exibido durante uma feira dedicada à comunidade do “mini computador” em São Francisco.
O próprio McAleer compartilhou um vídeo em seu canal no YouTube, demonstrando o processo de criação de “Voltara”, a vidente computadorizada. Segundo ele, a cabine usa um Raspberry Pi 4, mas isso foi apenas um capricho, já que os requisitos mínimos indicam que uma versão menor facilmente daria conta da demanda – um Raspberry Pi Zero 2 W, por exemplo.
A cabine e o botão são componentes reaproveitados de um arcade antigo, enquanto a impressora térmica evita que você tenha que trocar de tinta – apenas garantir o papel certo para ela funcionar adequadamente.
Um programa customizado chamado “Fortune”, baseado em Unix, completa o pacote ao gerar mensagens aleatórias de uma base de dados previamente instalada. Entretanto, McAleer afirma que você pode criar suas próprias mensagens com ele.
No futuro, o desenvolvedor pretende atualizar o projeto com uma cabeça criada via impressão 3D, com capacidades autônomas de movimento e expressão facial.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários