Tech 06 Out
As placas Raspberry Pi continuam sendo úteis para as mais diversas aplicações. Dessa vez, um projeto que usa o equipamento em conjunto com inteligência artificial pode servir para ajudar agricultores. Nesse sentido, a tecnologia leva o nome de FarmGuard e foi desenvolvida por um usuário chamado Samith.
Segundo o que o próprio criador conta, sua ideia era elaborar um sistema que fosse capaz de ajudar os agricultores a proteger suas colheitas de animais que podem danificá-las. Dessa maneira, foi criado um monitor, alimentado pelo SBC, que usa processamento de imagem com uma câmera de IA e uma placa IoT Blues Notecard para notificações.
Na prática, o módulo chamado de Gravity HuskyLens Vision Sensor fica à cargo de identificar qualquer bicho selvagem. O modelo foi treinado com imagens de elefantes, macacos e javalis como parte do teste de configuração para o equipamento que, por sua vez, pode ser usado para as mais variadas aplicações usando IA.
O componente Blues Notecard é conectado ao Pi por meio de uma placa transportadora especial e todo o conjunto é unido com uma caixa feita de folhas de acrílico e cortadas a laser. Além disso, o projeto usa a Pi Model B para implementar esse projeto, o que não significa que o usuário não possa usar uma mais recente para a mesma ideia.
Quanto ao sistema escolhido para a aplicação, trata-se do Pi OS Bullseye Edition. Por fim, Samith publicou os detalhes sobre o seu projeto no Hackster, com direito a orientações para ajudar outras pessoas a montarem seus próprios projetos com o FarmGuard
- Confira mais sobre o projeto por meio deste link
Veja também: os planos da empresa com os lançamentos de 2024 e os detalhes da última atualização que chegou para o sistema do equipamento.
Comentários