
Economia e mercado 05 Jun
05 de junho de 2024 2
Os avanços tecnológicos, principalmente com a chegada da IA que tem se integrado em diversas tecnologias e aplicativos, mudam o mundo que conhecemos a cada dia que se passa. Por causa disso, em breve talvez seja possível entender melhor os nossos amigos caninos de quatro patas com ajuda de aplicativos e também coleiras inteligentes.
Na Universidade de Michigan, uma equipe de especialistas conseguiu desenvolver um sistema que reconhece e mostra a diferença entre um latido brincalhão e um latido agressivo, além fornecer informações sobre idade, raça e sexo do cão em questão. Com o avançar do desenvolvimento, podemos sonhar com coleiras e apps para cães com IA.
O estudo foi feito em uma colaboração com o Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica e Eletrônica (INAOE) de Puebla, localizado no México, e mostra que modelos de inteligência artificial, treinados originalmente na fala humana, podem ser uma ferramenta importante na criação de sistemas que nos ajudam a decifrar exatamente os animais de estimação.
Os resultados adquiridos pelos pesquisadores foram apresentados na Conferência Internacional Conjunta sobre Linguística Computacional, Recursos Linguísticos e Avaliação. Já o estudo foi publicado no servidor de pré-impressão arXiv, da Universidade Cornell.
Após treinar e adaptar os modelos de IA para entenderem a vocalização canina, os resultados obtidos impressionam, pois a equipe conseguiu não apenas distinguir emoções de diferentes latidos, mas também atingiu uma precisão de 70% na identificação de idade, raça e sexo do cão.
Esse avanço é, sem dúvidas, um grande passo na melhoria da comunicação entre cães e seus tutores para evitar situações de perigo, além de agregar no estudo de biólogos e especialistas que analisam o comportamento canino.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários