Economia e mercado 15 Set
Na semana passada, a Sony finalmente fez o anúncio oficial do PS5 Pro, versão atualizada do console que tem como destaque a GPU mais potente e suporte à tecnologia de upscaling proprietária da empresa. O anúncio foi recebido com uma alta rejeição por parte dos consumidores, principalmente por conta do preço do dispositivo e seus acessórios, mas ainda assim, existem aqueles que estão interessados em descobrir o verdadeiro potencial do console, que pode finalmente rodar os jogos em resoluções maiores e com taxas de quadros mais estáveis.
Ao que parece, a caixa do PS5 Pro pode ter indicado que o console não será capaz de rodar jogos em 8K, indo na contramão da expectativa de alguns jogadores.
Quando o PS5 foi lançado em 2020, a caixa do dispositivo trazia um símbolo de 8K, indicando que o console era capaz de rodar jogos nessa resolução que, ao menos por enquanto, ainda é restrita à uma parcela limitadíssima de consumidores por conta do preço proibitivo dos televisores e monitores compatíveis com essa resolução.
No passar dos anos, descobrimos que essa promessa da Sony não correspondia à realidade, tendo em vista que a grande maioria dos jogos sofria para rodar em 4K, principalmente quando falamos em taxas de quadro acima dos 30fps. Com isso, a fabricante decidiu remover o símbolo da caixa dos consoles.
Com o anúncio do PS5 Pro, surgiram indícios de que o console finalmente seria capaz de rodar jogos em 8K (7.680 pixels x 4.320 pixels), mas se depender da caixa do dispositivo, isso não estará entre as metas dele.
A Best Buy, uma das maiores lojas dos Estados Unidos, liberou a página oficial do PS5 Pro, onde podemos ver algumas imagens do dispositivo e sua embalagem. Como podemos ver, no canto superior direito, vemos o símbolo de 4K em 120fps e suporte ao HDR, sendo os principais objetivos do console, mas não trazendo nenhuma menção ao 8K.
Logo após a revelação do PS5 Pro, o jornalista Scott Stein do CNET publicou uma matéria em que contou sua oportunidade de experimentar o dispositivo em primeira mão. No artigo, o jornalista afirmou ter conseguido jogar Gran Turismo 7 em 8K em uma TV de 80 polegadas.
Infelizmente, o jornalista não compartilhou muitos detalhes dessa experiência e qual foi a taxa de quadros adotada durante a reprodução.
Por enquanto, os pormenores do PS5 Pro ainda são muito nebulosos, o que faz com que tenhamos que esperar pelas primeiras análises oficiais para descobrir qual o real potencial do console, mas será que ele vai mesmo conseguir reproduzir jogos em 8K de forma aceitável ou a Sony simplesmente desistiu dessa meta?
Comentários