
Economia e mercado 15 Set
Na semana passada, a Sony finalmente fez o anúncio oficial do PS5 Pro, versão atualizada do console que tem como destaque a GPU mais potente e suporte à tecnologia de upscaling proprietária da empresa. O anúncio foi recebido com uma alta rejeição por parte dos consumidores, principalmente por conta do preço do dispositivo e seus acessórios, mas ainda assim, existem aqueles que estão interessados em descobrir o verdadeiro potencial do console, que pode finalmente rodar os jogos em resoluções maiores e com taxas de quadros mais estáveis.
Ao que parece, a caixa do PS5 Pro pode ter indicado que o console não será capaz de rodar jogos em 8K, indo na contramão da expectativa de alguns jogadores.
Quando o PS5 foi lançado em 2020, a caixa do dispositivo trazia um símbolo de 8K, indicando que o console era capaz de rodar jogos nessa resolução que, ao menos por enquanto, ainda é restrita à uma parcela limitadíssima de consumidores por conta do preço proibitivo dos televisores e monitores compatíveis com essa resolução.
No passar dos anos, descobrimos que essa promessa da Sony não correspondia à realidade, tendo em vista que a grande maioria dos jogos sofria para rodar em 4K, principalmente quando falamos em taxas de quadro acima dos 30fps. Com isso, a fabricante decidiu remover o símbolo da caixa dos consoles.
Com o anúncio do PS5 Pro, surgiram indícios de que o console finalmente seria capaz de rodar jogos em 8K (7.680 pixels x 4.320 pixels), mas se depender da caixa do dispositivo, isso não estará entre as metas dele.
A Best Buy, uma das maiores lojas dos Estados Unidos, liberou a página oficial do PS5 Pro, onde podemos ver algumas imagens do dispositivo e sua embalagem. Como podemos ver, no canto superior direito, vemos o símbolo de 4K em 120fps e suporte ao HDR, sendo os principais objetivos do console, mas não trazendo nenhuma menção ao 8K.
Logo após a revelação do PS5 Pro, o jornalista Scott Stein do CNET publicou uma matéria em que contou sua oportunidade de experimentar o dispositivo em primeira mão. No artigo, o jornalista afirmou ter conseguido jogar Gran Turismo 7 em 8K em uma TV de 80 polegadas.
Infelizmente, o jornalista não compartilhou muitos detalhes dessa experiência e qual foi a taxa de quadros adotada durante a reprodução.
Por enquanto, os pormenores do PS5 Pro ainda são muito nebulosos, o que faz com que tenhamos que esperar pelas primeiras análises oficiais para descobrir qual o real potencial do console, mas será que ele vai mesmo conseguir reproduzir jogos em 8K de forma aceitável ou a Sony simplesmente desistiu dessa meta?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários