LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon 8 Elite é oficial e levará poder de desktops a celulares Android

21 de outubro de 2024 58

A Qualcomm abriu o primeiro dia do seu evento anual Snapdragon Summit nesta segunda-feira (21) já “chutando a porta” com o anúncio do Snapdragon 8 Elite, seu mais novo processador para smartphones. Você não leu errado, os rumores estavam certos (quem diria) e temos mais um rebranding para a plataforma top de linha da empresa, deixando o padrão usado do Snapdragon 8 Gen 1 até o Gen 3 para trás.

Direto de Maui, no Havaí, ouvimos a explicação da empresa para mais essa mudança no nome depois de apenas três anos, e o motivo é até bastante óbvio: o sucesso do Snapdragon X Elite. Com o chip para computadores “abalando corações”, a Qualcomm resolveu levar o selo Elite para todas as demais categorias, representando o que há de mais poderoso dentro de seu portfólio em termos de qualidade, capacidade e inovação.

Por isso, as expectativas para o Snapdragon 8 Elite são altas, sendo o chip visto como “uma nova fase” dos processadores mobile. São vistas mudanças drásticas na arquitetura, novo processo de fabricação e outros pormenores que permitem um salto realmente notável em relação à geração anterior, não apenas em performance mas também em eficiência energética.

"Estamos muito entusiasmados em trazer o poder do Qualcomm Oryon para nossas plataformas móveis Snapdragon pela primeira vez. No início deste ano, nós o lançamos em PCs, oferecendo experiências notáveis e duração de bateria incomparável para usuários de PC, energizando a indústria e chamando a atenção dos consumidores. Hoje, nossa segunda geração da CPU Qualcomm Oryon estreia em nossa principal plataforma móvel — é um grande salto à frente e esperamos que os consumidores fiquem entusiasmados com as novas experiências possibilitadas por nossa tecnologia de CPU. Com recursos líderes de CPU, GPU e NPU, o Snapdragon 8 Elite oferece melhorias dramáticas de desempenho e eficiência de energia. Além disso, ele revoluciona as experiências móveis, oferecendo IA generativa personalizada e multimodal diretamente no dispositivo, permitindo a compreensão da fala, do contexto e das imagens para aprimorar tudo, desde a produtividade até as tarefas de criatividade, priorizando a privacidade do usuário.” — Chris Patrick, vice-presidente sênior e gerente geral de aparelhos celulares da Qualcomm.

A Qualcomm não respondeu se esse é o fim da linha para os Snapdragon 8 geracionais (8 Gen 4, 8 Gen 5, etc.), e também não comentou sobre as variantes "Plus" e "S", apontando apenas que "não comenta sobre lançamentos futuros".

Segunda geração de núcleos Oryon e nova arquitetura

O primeiro ponto que a Qualcomm se preocupou em explicar foi: o Snapdragon 8 Elite não herda os núcleos Oryon do Snapdragon X Elite. Essa possibilidade criou uma certa confusão e até preocupação em termos de consumo energético e aquecimento, já que o smartphone tem um espaço bem mais limitado, e consequentemente uma bateria menor e um sistema de resfriamento mais simples que um notebook.

Agora na segunda geração, a Qualcomm promete que os núcleos Oryon usados em seu chip mobile estão até 46% mais econômicos em termos de consumo, o que permitiu elevar o clock de todos os núcleos a um patamar até um ano atrás inimaginável em um componente para smartphone.

A nova arquitetura própria da Qualcomm para a CPU abandona os núcleos de eficiência, seguindo um caminho já visto ao longo das últimas gerações de chips da empresa, e também uma tendência já adotada pela MediaTek desde o Dimensity 9300 do ano passado. O uso de um design próprio ajudaria o chip a entregar maior performance, eficiência e estabilidade.


Temos agora dois núcleos Prime com clock padrão de até 4,32 GHz e seis núcleos Performance com clock de até 3,53 GHz — para efeito de comparação, o Dimensity 9400 tem um núcleo máximo Cortex-X925 a até 3,63 GHz, três Cortex-X4 a até 3,3 GHz e quatro Cortex-A720 a até 2,4 GHz.

Os núcleos ainda contam com nova organização e quantidade de memória cache, onde cada um dos dois grupos de núcleos (clusters) terá 12 MB de cache L2, totalizando 24 MB. Além disso, cada núcleo individualmente terá um aumento em seu cache L1, passando para 128 KB, o que ajudará a elevar ainda mais a velocidade ao receber e executar comandos.

Fabricação em 3 nm e foco ainda maior em IA

Agora fabricado em processo N3E da TSMC em 3 nanômetros, o Snapdragon 8 Elite traz mais de 40 componentes dentro do SoC, incluindo novas distribuições de comunicação para redução de consumo e latência, nova GPU, nova NPU, novos modems e muito mais.

A nova GPU Adreno tem ganhos de 40% em eficiência, 40% em performance, 35% em ray tracing e 50% em trabalhos conjuntos com a CPU. Sua nova arquitetura em camadas permite alocar dados de forma mais inteligente na GPU, liberando a RAM e atingindo clocks de até 1,3 GHz, com 12 MB de cache.

Por falar na RAM, o Snapdragon 8 Elite permite uso com componentes LPDDR5X a até 5,3 Gbps, o que garante aos celulares uma performance acima do que muitos desktops entregam. Com modelos já chegando aos 24 GB de RAM, teremos acesso a apps e jogos cada vez mais complexos, além, claro, de novas funções do próprio sistema.


Exemplo disso é a chegada da nova Unreal Engine 5 Nanite em dispositivos mobile, oferecendo renderização local muito mais avançada para jogos. O título Grid Legends é um exemplo de jogo que será otimizado para o Snapdragon 8 Elite, com suporte ao Qualcomm Adaptive Performance Engine 4.0.

Na parte de IA, a Qualcomm vai além do que foi visto na geração passada, oferecendo agora acesso a modelos de linguagem multimodais com processamento local, o que significa que você pode, ao mesmo tempo, usar ferramentas que trabalham com imagens, textos, voz, som, câmera e vídeo.


Isso é permitido pela nova NPU Hexagon, que tem 45% mais performance em IA e 45% mais performance por watt, com aceleradores Tensor, Scalar e Vector. A NPU também está trabalhando de forma mais integrada com GPU, CPU, memórias e outros componentes do dispositivo, o que agiliza o tráfego de informações e reduz o consumo durante o processo.

Parte disso está no novo Sensing HUB, que conta com “micro NPUs” para performance 60% melhor em IA, e 34% mais memória. Isso permite uso de IA mais “pessoal”, que se adapta ao ambiente por reconhecer e lidar com dados dos sensores do aparelho.

A parte de processamento de imagens ao tirar fotos e gravar vídeos também ganhou atenção, com o “AI ISP” triplo Spectra trazendo funções já conhecidas de IA como expansão de imagens, segmentação e super-resolução, mas focando agora em melhorar auto-foco, balanço de branco e exposição. Ele trabalha de forma próxima com a NPU Hexagon por meio do Direct Link, e tem grande apoio na captura em RAW para entregar as otimizações.

Alguns dos benefícios listados pela Qualcomm são:

  • Imagens com captura “zero-shutter lag” ganharam um incremento de 35% na saída, e agora é possível registrar fotos com até três câmeras de 48 MP simultaneamente a 30 fps;
  • Registro de vídeos em 4K a 60 fps com IA graças à nova comunicação do ISP integrada à NPU;
  • Algoritmos antes disponíveis apenas por processamento em nuvem agora podem ser rodados localmente, como segmentação ilimitada de vídeos (mais de 250 camadas), otimização em tempo real para céu e pele, iluminação do modo retrato em tempo real para vídeos, remoção de objetos em vídeo, e muito mais.

Com tudo isso, a expectativa é que os novos smartphones com Snapdragon 8 Elite tragam melhorias significativas na qualidade fotográfica, mesmo que não incluam grandes mudanças no conjunto óptico.

Wi-Fi 7, conexão por satélite e 5G Advanced

Fechando o pacote de componentes presentes no Snapdragon 8 Elite, temos a parte de conectividade, que inclui a nova suíte FastConnect 7900 com Wi-Fi 7, Bluetooth e UWB em um único chip, o que permitiria uma redução de 40% no consumo de energia.

O novo modem Snapdragon X80 5G traz suporte a 5G Advanced, com segunda geração do processador de 5G com IA, sendo o primeiro com conectividade por satélite NB-NTN, e ainda trazendo IA para gerenciamento de múltiplas antenas. Segundo a Qualcomm, isso garantiria maior estabilidade, menor latência e maiores taxas de transferência, especialmente em tarefas de grande demanda.

Sobre a comunicação por satélite, a Qualcomm aponta que o suporte à API do Android 15 que traz a função será disponibilizado, então dispositivos com o chip que embarcarem a nova versão do robozinho verde podem já sair de fábrica com mais essa possibilidade de comunicação em locais remotos.

Especificações técnicas
  • CPU
    • Octa-Core: 2 núcleos Prime a até 4,32 GHz e 6 núcleos Performance a até 3,53 GHz
    • CPU com núcleos Oryon de segunda geração
    • Fabricação TSMC em processo N3E de 3 nm
  • Display
    • Suporte a display 4K@60 ou QHD+@240
    • Displays externos até 8K@30 ou 1080p@240
    • Suporte a HDR10, HDR10+, HDR vivid e Dolby Vision
    • Suporte a profundidade de cor de 10-bit, gama de cores Rec. 2020
    • Suporte a taxa de atualização variável entre 1 e 240 Hz
  • Câmera
    • AI ISP Spectra, ISP triplo de 18-bit
    • Processamento ilimitado de fotos e vídeos com segmentação semântica em tempo real
    • Engine para Visual Analytics 4.0, incluindo aceleração de hardware para sensores de profundidade iToF até 4K a 60 fps
    • Suporte para os mais recentes sensores de imagem HDR, DCG+VS, DCG, Staggered, QDOL, Less Blanking e Multiframe HDR
    • Suporte para captura tripla de vídeo a partir de sensores de imagem HDR, com alternância entre qualquer modo HDR
      • Câmera tripla de até 48 MP a 30 fps com Zero Shutter Lag
      • Câmera única de até 108 MP a 30 fps com Zero Shutter Lag
      • Captura de fotos de até 320 MP
    • Detecção de rosto baseada em IA, IA para 3A (foco automático, exposição automática e equilíbrio de branco automático)
    • Captura de fotos e vídeos na gama de cores Rec. 2020
    • Fotos e vídeos em até 10-bit, inclusive nos formatos HEIC e HEVC
    • Captura de fotos em Google Ultra HDR
    • Captura de vídeos em HDR10+, HDR10, HLG e Dolby Vision
    • Captura de vídeos em 4K@120, e reprodução em 8K HDR a 60 fps
    • Captura de vídeos em câmera lenta em 1080p@480
  • Memória
    • Suporte a RAM LPDDR5X até 5,3 Gbps
    • RAM até 24 GB
  • Conectividade
    • Wi-Fi 7 até 5,8 Gbps nas bandas de 6 GHz, 5 GHz e 2,4 GHz, High Band Simultaneous (HBS) Multi-Link
    • Bluetooth 6.0, LE Audio, antena dupla
    • Ultrawide band (UWB) IEEE 802.15.4z, FiRA, CCC
    • Modem Snapdragon X80 5G com 5G Advanced, 5G mmWave, 5G Sub-6GHz, modos 5G NSA e 5G SA, com download até 10 Gbps e upload até 3,5 Gbps, suporte ao 3GPP Release 17 e Release 18
    • GPS tri-band (L1/L2C/L5)
    • Suporte integrado NB-NTN para comunicação por satélite
  • Outros
    • Suporte ao Snapdragon Elite Gaming
    • Suporte ao Snapdragon Sound
    • USB-C 3.1 Gen 2
    • UFS 4.0
    • Qualcomm Quick Charge 5
    • Qualcomm AI Engine (CPU, GPU e NPU) com suporte para precisões INT4, INT8, INT16 e FP16, além de INT8+INT16
    • Qualcomm Sensing HUB com duas micro-NPUs, dois ISPs "always-sensing" para uso de duas câmeras "always-sensing", e suporte à precisão INT4
Snapdragon 8 Elite chega em breve aos celulares

A Qualcomm não deu uma data exata para o lançamento dos primeiros smartphones com o Snapdragon 8 Elite, mas apontou que o chip chega “nas próximas semanas” em modelos de ASUS, Honor, iQOO, OnePlus, OPPO, realme, Samsung, vivo e Xiaomi, dentre outras.

Com isso, alguns dos primeiros celulares com o chip serão o realme GT 7 Pro, o vivo iQOO 13, o Redmi K80 Pro e o Honor Magic 7.


58

Comentários

Snapdragon 8 Elite é oficial e levará poder de desktops a celulares Android
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa