Tech 12 Nov
Apesar de ser uma marca que domina completamente o mercado de GPUs atualmente, a NVIDIA parece estar com mais sede e mirando outros mercados, pois a empresa pode estar trabalhando em um possível chip baseado em ARM com foco em jogos que rodem em grandes qualidades. E esse processador tem como o foco o consumidor padrão.
É esperado que esse processador baseado em ARM seja lançado pela NVIDIA em algum momento de 2025 e, segundo alguns rumores, é dito que o hardware está sendo desenvolvido em conjunto com a MediaTek. É dito também que a nova APU da fabricante terá o desempenho de uma GPU RTX 4070 para laptops em jogos.
Embora placas de vídeos para notebooks sejam mais fracas que suas versões principais de desktop, o YouTuber Moore's Law explica que a APU terá, especificamente, o desempenho de uma RTX 4070 Laptop rodando com 65W. O Youtuber explicou anteriormente que o consumo máximo é de 80W.
Então é possível presumir que a eficiência é uma das prioridades para a nova APU baseada em ARM. Porém, embora aqui existam as menções para jogos, o processador não será apenas feito com esse intuito, visto que, segundo o youtuber e fontes não identificadas, a APU contará com uma NPU, permitindo realizar tarefas mais pesadas de IA.
Caso esses vários rumores se mostrem reais, a APU da NVIDIA chegará ao mercado como uma concorrente de peso para competir com as APUs AMD Strix Halo. Ter inteligência artificial equipada também faria com que a série Snapdragon X tivesse um concorrente.
E aí, o que esperaria de uma NPU da NVIDIA? Não deixe de conferir mais novidades sobre a fabricante de hardware e seus produtos.
Comentários