
Economia e mercado 06 Ago
09 de fevereiro de 2025 6
A Samsung apresentou sua máquina de lavar WA23B no Brasil como uma opção para quem quer muita capacidade em um tamanho não tão grande. Tendo o chamado design Top Load, que nada mais é que o formato tradicional com abertura em cima, ela é vendida na cor preta, e traz alguns diferenciais para cativar o consumidor, como a enorme capacidade de 23 kg, a integração com o SmartThings e o motor digital inverter com garantia de 20 anos.
Mas será que vale pagar os mais de R$ 5 mil pedidos pela Samsung? O que será que ela traz em comparação com as concorrentes para valer o seu dinheiro? É o que vamos descobrir agora.
Antes de falar sobre o funcionamento da máquina, precisamos instalar tudo. Não é muito diferente do que você vai ter em outras lavadoras do mercado, bastando tirar ela da embalagem cheia de plásticos e isopores para poder ter acesso aos acessórios que ficam guardados dentro do tambor.
O primeiro passo é ver o posicionamento da máquina, lembrando que ela não pode ficar muito próxima à parede na parte de trás para garantir um bom funcionamento. Com isso em mente, você ainda precisa achar um piso nivelado e plano, com acesso fácil a um ponto para encaixar a saída de água, outro para a entrada, e também uma tomada de 20A para a máquina.
Um ponto que diferencia a Samsung WA23B de outras máquinas é que ela tem duas entradas de água na parte traseira, sendo uma para água fria e outra para água quente. Calma, eu explico. Você não é obrigado a ter torneira de água quente em casa para poder usar esse tipo de função, sendo só um extra caso você tenha e queira economizar na conta de luz, evitando que a própria máquina fique esquentando a água sempre que for usar.
E não se preocupe, a máquina já vem com todos os acessórios para funcionar. Isso inclui duas mangueiras para entrada de água (sendo uma de água fria e outra de água quente), uma tampa caso você não vá usar a entrada de água quente, o suporte para prender a saída de água na posição certa e, claro, manuais e termos de garantia.
Depois de posicionar a máquina no lugar certo, você pode ajustar os pés para que ela fique totalmente nivelada, e então conectar a mangueira de entrada de água, posicionar a mangueira de saída, e ligar a máquina à tomada para começar a usar.
Por ser um eletrônico com suporte ao SmartThings, também é bom pensar na cobertura de Wi-Fi em sua lavanderia, já que assim que ligar a máquina pela primeira vez já é possível configurá-la no celular, tablet ou outro dispositivo com suporte à central de casa inteligente da Samsung para poder monitorar e controlar a máquina remotamente.
Um adendo importante é que, na parte traseira da máquina, existe um compartimento para um conector eletrônico que fica fechado, logo ao lado dos engates para entrada de água. Ele é usado apenas por técnicos autorizados para realizar manutenção na máquina, não sendo recomendado que usuários comuns mexam no conector para evitar danos.
A lavadora Samsung WA23B é totalmente na cor preta, que a marca chama de Black Caviar, o que por si só já ajuda a passar um ar mais premium do que temos em modelos tradicionais em branco. Ela tem visual reflexivo, painel moderno que mescla o clássico botão giratório com teclas iluminadas por LED azul, e tampa superior em vidro temperado para maior segurança e resistência.
A tampa superior em vidro temperado permite olhar como está o andamento da lavagem, se o nível de água está satisfatório e outras coisas sem precisar abrir a tampa, além de ser resistente a riscos e contar com um mecanismo de dobradiça silencioso e com fechamento suave, ajudando a prevenir acidentes.
Sobre a construção da máquina, temos alguns pontos. O primeiro é que, por ela usar um motor inverter, você não vai ter aquele pistão central que é comum de ver em máquinas desse tipo. Em vez disso, o tambor é bem parecido com o das máquinas front load, sem aquela “torre” no meio, o que dá ainda mais espaço para suas roupas e evita que elas acabem se enroscando ali no meio.
Essa mudança também permite que a máquina trabalhe de forma mais estável, tendo seu peso bem distribuído e contando com mecanismos que ajudam a conter as vibrações durante o uso, o que também a torna bem silenciosa mesmo durante ciclos de centrifugação.
Claro, ainda estamos falando de uma máquina grande, já que não dá para fazer milagre com a capacidade interna de 23 kg, mas suas dimensões (70 x 115,1 x 74,8 cm) não vão muito além do que temos em modelos concorrentes com 17 kg, mostrando uma boa otimização de espaço por parte da Samsung. Ah, ela pesa mais de 60 kg, então é bom ter ajuda na hora de levar ela até a lavanderia e posicionar ela no lugar certo.
Mas e na hora de botar pra funcionar mesmo, ela dá conta do recado? A lavadora Samsung WA23B tem 12 ciclos de lavagem por padrão, incluindo opções tradicionais como normal, ciclo pesado, toalhas, delicados, lavagem rápida, entre outros já conhecidos, e também traz alguns extras legais que usam as tecnologias próprias da Samsung, incluindo:
As principais tecnologias presentes na lavadora são o Ecobubble, que gera bolhas de sabão para uma distribuição melhor do detergente, o Active Bubble, que usa essas bolhas para uma penetração melhor nas roupas, o Dual Storm, que usa o motor inverter para gerar movimentos adicionais de limpeza, e o Speed Spray, que usa jatos d’água para acelerar o enxágue e reduzir o tempo de lavagem.
Além de tudo isso, a máquina tem opção de uso de água quente, o que também ajuda a tirar manchas mais difíceis — mas é bom ter cuidado com o tipo de roupa em que você usa e qual a temperatura para não danificar ou encolher o tecido. Ah, como eu falei lá atrás, você não precisa ter torneira de água quente, a própria máquina esquenta na temperatura que precisar.
No geral, o que notei é que a máquina trabalha bem, mas você precisa aprender a lidar com o tamanho enorme do tambor de 23 kg. Para lavar quantidades pequenas de roupas você pode precisar aumentar o tempo de lavagem e colocar de molho, já que sem um pistão central e com muito espaço livre elas acabam sofrendo menos atrito. Não é possível aumentar o tempo de molho acima de 20 minutos "oficialmente", mas você pode pausar o progresso e deixar assim pelo tempo que quiser.
Por outro lado, se for lavar o tambor cheio é bom caprichar na quantidade de sabão para garantir que a lavagem vai ser realmente bem feita. A medida vai depender de você, mas por aqui deu para ver que uma tampinha e meia de sabão líquido deram conta do recado sem deixar resíduos na roupa.
A WA23B não é do tipo lava e seca, então nada de tirar as roupas direto da máquina para a gaveta, mas no geral a centrifugação funciona bem e já sai tudo quase sequinho. Esse também é um benefício do uso do motor inverter, que permite remexer o tambor em várias direções para garantir que toda a água seja drenada.
O tempo total de lavagem vai depender de várias coisas, indo desde a pressão da água na sua casa para conseguir encher a máquina até o ciclo e quantidade de roupa usados. Você pode ter tudo limpo em pouco mais de meia hora, como também pode levar mais de 1 hora.
Claro, não dá para falar da máquina de lavar da Samsung sem falar de seu uso com o SmartThings. A configuração inicial é bem simples, já até aparecendo um pop-up para configurar a máquina em seu celular Samsung assim que ela é ligada pela primeira vez. Caso você use smartphone de outra marca, incluindo até iPhone, é só baixar o SmartThings e adicionar manualmente.
O app tem várias funções legais, incluindo acompanhar o consumo de energia da máquina, ver quanto economizou de água com ela, receber dicas de conservação e alertas de problemas de funcionamento, e até notificações sobre o andamento dos ciclos, para que saiba se vai dar tempo de ir ao mercado antes da roupa terminar de bater, por exemplo.
Outro ponto legal é a possibilidade de criar novos ciclos personalizados com base no seu uso, o que permite que a lavadora aprenda com os ciclos mais usados em determinados períodos para sempre sugerir logo de cara aquele que mais vai te atender.
Como o SmartThings pode ser usado em vários tipos de dispositivos, você vai conseguir acompanhar o funcionamento da lava-roupas direto do relógio, smartphone, TV, notebook ou até geladeira, se tiver uma daquelas Family HUB com telona na porta.
Quando começamos o review da Samsung WA23B perguntamos o que ela tem de diferente e, bom, agora podemos listar algumas coisas. Ela tem um cesto enorme de 23 kg que cabe muita roupa, funcionamento silencioso e estável, motor inverter com 20 anos de garantia, conectividade Wi-Fi com SmartThings para acompanhamento remoto e visual elegante na cor preta.
Talvez seu grande ponto negativo seja mesmo o preço, que no momento em que esse review foi feito fica pouco acima dos R$ 4 mil no varejo nacional, quase o dobro do que máquinas de lavar convencionais de 17 kg custam nas mesmas lojas. Se vale a pena pagar a mais para ter maior capacidade, conectividade Wi-Fi e motor inverter, é uma decisão sua.
Quem não faz tanta questão dos 23 kg pode partir para outros modelos lançados pela Samsung junto à WA23B recentemente, como a WA14CG e a WA17CG, com 14 e 17 kg, respectivamente. Elas trazem praticamente tudo do modelo maior, mas em um tamanho mais compacto e com preço mais acessível, sendo uma boa opção para quem quer economizar sem abrir mão dos diferenciais da WA23B.
Mas e você, acha que vale a pena ter uma máquina de lavar inteligente? Compraria a WA23B da Samsung? Comenta aí embaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários