
Lançamentos 27 Fev
03 de março de 2025 0
Participando da MWC 2025, a Qualcomm apresentou nesta segunda-feira (3) o Dragonwing FWA Gen 4 Elite, nova plataforma da gigante destinada a sistemas de banda larga baseada em redes móveis. Munida do também inédito modem Qualcomm X85, a novidade é baseada no moderno 5G-Advanced (ou 5.5G) e promete downloads turbinados de mais de 11 Gbps, além de um alcance estendido do sinal mmWave de maior velocidade e gerenciamento aprimorado por Inteligência Artificial.
A internet via fibra óptica é o melhor método para quem busca pelas maiores velocidades de conexão. No entanto, a infraestrutura necessária para que esse serviço seja oferecido tem um custo bastante elevado, e pode até mesmo ser inviável de ser instalada dependendo da região, como em áreas rurais.
Para esses cenários, as operadoras de telefonia apostam no Fixed Wireless Access (FWA), alternativa de banda larga que tira proveito das redes móveis (4G, 5G) para oferecer conexão de alta velocidade sem fio. A instalação é similar ao da internet de fibra, com um modem sendo oferecido aos usuários, mas a comunicação é feita sem cabos.
A Qualcomm oferece soluções responsáveis pelo processamento de redes FWA com a linha 5G FWA, e apresentou na MWC a nova geração dessa família com o Dragonwing FWA Gen 4 Elite. Trazendo como principais elementos o novo modem Qualcomm X85, CPU de quatro núcleos e uma Unidade de Processamento Neural (NPU) para IA, a solução estreante promete velocidades turbinadas e recursos mais inteligentes.
Uma das maiores novidades da plataforma é justamente o uso do modem X85, também anunciado durante a MWC. O componente é baseado no mais veloz 5G-Advanced e promete velocidades de download superiores de mais de 11 Gbps, além de empregar aprimoramentos de 30% no processamento de IA para garantir mais estabilidade e melhor gerenciamento das antenas.
O sinal é uma das áreas a receber atenção especial do FWA Gen 4 Elite, que traria agora uma recepção de sinal estendida do mmWave, versão de maior velocidade do 5G, atingindo um alcance de 14 km, segundo a Qualcomm. Fora isso, as configurações de antenas foram expandidas para 6Rx e 8Rx para intensificar a recepção, com a comunicação com os usuários sendo feita por Wi-Fi 7 Tri-Band (2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz).
Fecham os destaques a adoção da NPU Qualcomm Hexagon, com capacidade de processar até 40 TOPS — formatos de dados não chegaram a ser divulgados para contextualizar melhor esse número. Ainda assim, a adição dessa NPU permite à plataforma utilizar Inteligência Artificial para otimizar a recepção, classificar e priorizar o tráfego de dados, detectar anomalias e cancelar interferências, garantindo uma experiência de uso superior.
A empresa também menciona alguns usos de IA generativa que a Hexagon proporcionaria, como detecção de rosto, assistentes de voz com linguagem natural e até reconhecimento de gestos e poses, mas não está claro no momento como essas funcionalidades seriam implementadas. É provável que a gigante vislumbre sistemas mais robustos de FWA, com recursos mais inteligentes, mas a adoção dessas novidades vai depender das operadoras e fabricantes.
O Qualcomm Dragonwing FWA Gen 4 Elite ainda não possui um prazo de estreia, mas é provável que os primeiros equipamentos com a plataforma estreiem ainda em 2025, e sejam demonstrados durante a MWC. Mais informações devem ser divulgadas nos próximos dias.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2