
Jogos 01 Mar
07 de abril de 2025 2
AMD e NVIDIA são fabricantes rivais de GPUs, mas uma reviravolta surpreendente fez com que um engenheiro da NVIDIA ajudasse a resolver um problema de desempenho de placas-gráficas da sua concorrente no Linux.
A correção foi lançada após o mesmo engenheiro criar um problema para as GPUs da AMD no Linux ao lançar um conjunto de mudanças para o kernel Linux na semana passada ao tentar aumentar o espaço do PCI BAR para mais de 10 TiB.
Esta alteração fez com que algumas placas da AMD fossem sinalizadas como limitadas para o sistema, o que reduziu o desempenho delas.
Como os desenvolvedores do Linux são incentivados a corrigir qualquer erro que causem na plataforma de código aberto, o engenheiro da NVIDIA lançou uma nova atualização para o kernel nesta semana, eliminando o problema.
De acordo com o Tom's Hardware, o bug do kernel afetou principalmente PCs baseados em x86 por reduzir a entropia KASLR, que determina a aleatoriedade de onde os dados do kernel são carregados na memória em cada inicialização para garantir a segurança do sistema.
Com isto, quando o kernel inicializava a memória do dispositivo de zona para GPUs AMD Radeon, a variável max_pfn (que representa a RAM total endereçável pelo kernel) era aumentada artificialmente para 64 TiB. Quando a GPU não conseguia acessar o intervalo completo (porque ele não existe), o kernel restringia a CPU a usar apenas 4 GB na zona DMA32.
A expectativa é que a nova versão do kernel seja lançada hoje, antes da janela de mesclagem do Linux 6.15-rc1 ser fechada. Como geralmente levam de seis a oito semanas para um novo kernel ser lançado, é provável que a versão estável chegue ao público no final de maio ou início de junho.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários