
Acessórios 14 Jul
16 de julho de 2025 0
Com certificações emitidas nesta terça-feira (15), marcas como Anker e UGREEN anunciaram os primeiros carregadores compatíveis com o novo padrão de recarga sem fio Qi2.2. A principal melhoria do protocolo atualizado está no suporte a potências de até 25 W, mas há ainda avanços como alinhamento magnético aprimorado e ajustes dinâmicos do carregamento.
As novidades foram encontradas pelo portal The Verge ao realizar um levantamento no banco de dados do Wireless Power Consortium (WPC), consórcio de empresas responsável por desenvolver e regular o padrão Qi de carregamento sem fio. Como mostram os documentos, um total de 8 carregadores já foram certificados para a nova versão Qi2.2 do protocolo.
Até o momento, apenas um modelo foi anunciado oficialmente: o UGREEN MagFlow, que também teve poucos detalhes revelados. Além do suporte ao Qi2.2 e a capacidade de 10.000 mAh, o acessório foi mostrado em imagens e é possível notar aspectos como o corpo compacto, a tela para exibição de status e o cabo USB-C embutido que também funciona como um cordão de transporte.
Fora isso, as marcas Baseus e Belkin confirmaram que tiveram acessórios certificados para o novo padrão, mas não revelaram quais seriam eles, ainda que as documentações tenham mostrado ao menos alguns deles, como o Belkin UltraCharge Pro 3-in-1 charging dock.
Há outras marcas pouco conhecidas no Brasil (com exceção da Anker) no banco de dados do WPC que ainda não detalharam seus planos: a Anker, com o Prime 3-in-1 Qi2.2 dock; a Aukey, com uma base de carregamento de mesa básica 2 em 1; a Scosche, que certificou o suporte MagicMount para carros; e as licenciadoras CVSMicro e BH EVS, empresas que preparam peças que serão utilizadas por outras companhias.
Não há prazos específicos para a estreia dos aparelhos, mas espera-se que a maioria seja oficializada por volta do terceiro trimestre deste ano. Uma coincidência interessante é que essa também é a janela de estreia esperada para a linha iPhone 17 e, considerando que a própria Apple já certificou um carregador compatível com o novo protocolo, é provável que os próximos smartphones da Maçã já cheguem compatíveis com a novidade.
O carregamento sem fio Qi2.2 é uma revisão importante do protocolo, não apenas por aumentar a potência máxima atual de 15 W para 25 W, mas também por revisar o design dos ímãs de fixação para garantir um encaixe mais firme e fácil, regular automaticamente a potência para evitar aquecimento e perdas de energia, e preparar a tecnologia para aumentos futuros de velocidade.
O maior obstáculo da novidade no momento é a adoção — o recente Qi2.0, que inaugurou o uso de fixação magnética, só é suportado pela Apple e pela HMD, com o HMD Skyline. Frente aos diversos aprimoramentos, o Qi2.2 deve mudar esse cenário.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários