LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Linux 6.16 é lançado com suporte ampliado a GPUs NVIDIA e avanços em desempenho e segurança

28 de julho de 2025 0

O Linus Torvalds anunciou oficialmente no último domingo (27) a chegada do kernel Linux 6.16, dois meses depois da edição 6.15. A nova versão introduz melhorias no suporte a hardware, desempenho, segurança e sistemas de arquivos para usuários em todo o mundo.

Após um ciclo de testes estável, não houve a necessidade de uma oitava versão release candidate, conforme o comunicado feito por meio da lista de discussão LKML. Veja as principais novidades a seguir.

Destaques do Linux 6.16

A nova edição do núcleo do sistema operacional amplia o suporte a hardware, com destaque para a integração dos drivers open-source Nouveau, agora compatíveis com as arquiteturas de GPU Hopper e Blackwell da NVIDIA. Com isso, placas da fabricante passam a ter suporte em ambientes totalmente abertos.

Dispositivos baseados em chips AMD, Intel e ARM também foram contemplados com atualizações. Entre os periféricos que passam a ser reconhecidos de forma nativa, estão o Apple Magic Mouse 2 (USB-C), o controlador ByoWave Proteus, o portátil OneXPlayer, o Acer Nitro NGR200 e melhorias para o ASUS ROG Ally.

A nova versão do núcleo introduz avanços em áudio. O streaming via USB agora permanece ativo durante o modo de suspensão, por causa do aprimoramento do USB audio offloading. A mudança pode contribuir para a autonomia em dispositivos móveis e otimiza o consumo energético no uso de fones e caixas de som externas.

Em relação à conectividade, a chegada do OpenVPN DCO (Data Channel Offload) representa um ganho de desempenho, pois transfere operações do canal de dados para o núcleo e acelera transferências de grande volume.

Além disso, foi implementada a transmissão zero-copy da memória da GPU para a rede, um recurso destinado a aplicações de ciência de dados e Inteligência Artificial, em um ambiente no qual o tráfego de informações entre placas gráficas e interfaces de rede é elevado.

Outro avanço é a habilitação das tabelas de paginação de cinco níveis, que expande o endereçamento de memória para até 128 PB. A evolução prepara o sistema para lidar com cargas de trabalho mais altas, como as encontradas em ambientes de aprendizado de máquina e IA.

Em segurança e virtualização, a atualização adiciona suporte às Trust Domain Extensions (TDX) da Intel, a fim de permitir o isolamento criptográfico de memória para máquinas virtuais em ambientes KVM. O uso de chaves de criptografia protegidas por hardware, já existentes no ecossistema Android, agora se estende a desktops e servidores que utilizam Linux.

Os sistemas de arquivos também evoluíram: o Ext4 obteve ganhos de até 37% de velocidade em operações sequenciais com o suporte a large folio, enquanto o XFS passou a ter gravações atômicas. O FUSE ampliou o buffer de leitura de diretórios, e o Bcachefs agora pode adiar operações de rebalanceamento quando o equipamento opera com bateria, com o foco em otimizar o uso de energia em notebooks e dispositivos portáteis.

O que esperar do Linux 6.17?

Torvalds adiantou que o ciclo de desenvolvimento do próximo lançamento, o 6.17, pode ter atrasos em agosto, devido a compromissos pessoais com viagens entre os Estados Unidos e a Finlândia para eventos familiares.

Apesar disso, a meta é manter o cronograma de updates. A próxima atualização será a base padrão do Ubuntu 25.10 e também deve ser adotada pelo Fedora 43. Ambos os sistemas têm lançamento programado para o final de 2025.

O que você achou da nova versão do kernel Linux? Gostou das melhorias anunciadas por Linus Torvalds? Dê a sua opinião para a gente.


0

Comentários

Linux 6.16 é lançado com suporte ampliado a GPUs NVIDIA e avanços em desempenho e segurança
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2