
23 Agosto 2016
19 de julho de 2016 4
O dia em que GPUs para laptops e aquelas encontradas em PCs de mesa ficarão com desempenho similar pode estar mais próximo do que imaginamos; isso, pelo menos, segundo a NVIDIA, que após abandonar os chipsets em smartphones e tablets, anunciou recentemente sua nova série de placas de vídeo “Pascal” para Notebooks.
O hardware, como já mencionamos antes, inclui modelos como, por exemplo, a GTX 1080, 1070, 1060 e 1050Ti, que prometem uma experiência visual de altíssima qualidade, graças a sua memória GDDR5X, que deverá trazer jogabilidade similar às GPUs presentes em PCs de mesa, porém, com o diferencial da portabilidade que os gamers on-the-go desejam.
Pelos benchmarks divulgados abaixo para a GTX 1060, pouquíssimo desempenho foi sacrificado comparando a versão desktop e a de notebook; as principais diferenças ficaram por conta do clock da GPU, que na versão mobile tem 1405MHz (vs. 1506MHz no desktop), e o boost clock, que nos laptops alcançou 1671MHz enquanto no PC de mesa ele chegou até 1709MHz.
A redução no clock também foi algo necessário para manter as placas de vídeo consumindo pouca energia; enquanto as variantes mobile utilizam apenas 65 watts, as de desktop já usam 120, quase o dobro.
Para as placas mais potentes como, por exemplo, a GTX 1080, as diferenças acabam ficando mais visíveis devido ao maior consumo de energia, requerindo mudanças mais radicais em sua estrutura; sua versão mobile deverá consumir meros 125watts, enquanto a versão de desktop consome 1080.
As primeiras máquinas equipadas com as novas GPU Pascal deverão chegar ao mercado bem à tempo para o natal e festas de final do ano, sendo anunciadas agora no mês de agosto.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários