LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Rússia começa a juntar chaves de criptografia e pode até espionar conversas do WhatsApp

02 de agosto de 2016 2

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, na língua local) passou a recolher chaves criptográficas, conforme anunciado nesta terça-feira (02/08). Com isso, o serviço de inteligência pode decodificar dados e informações de diferentes empresas de tecnologia.

O presidente russo, Vladimir Putin, também deu ordens recentes para a que a agência FSB, que sucedeu a KGB, passe a produzir programas de criptografia.

Em julho, o país aprovou uma lei de vigilância digital que autoriza o Estado a ter acesso a informações armazenadas em alguns aplicativos, como WhatsApp, Viber e até o Telegram, desenvolvido naquele país e famoso por ser seguro no quesito segurança. O não cumprimento e disponibilidade de informações pelas companhias pode resultar em uma multa de 1 milhão de rublos, cerca de R$ 50 mil.

Críticos, porém, defendem que tal legislação não é clara sobre os limites de acesso às mensagens e que a lei favorece a espionagem do Estado.

Líderes russos andam incomodados atualmente com o Pokémon GO. Há alegações de que o game desenvolvido nos Estados Unidos favoreça a espionagem por meio dos usuários, que não se dão conta disso. Um senador russo quer proibir que os monstrinhos sejam encontrados em locais como igrejas, hospitais, presídios, cemitérios, monumentos históricos e prédios público. A Igreja Ortodoxa e o Conselho Presidencial sobre a Sociedade Civil e Direitos Humanos também pedem restrições.

Paralelo a isso, o game de realidade expandida Know. Moscow. Photo foi lançado. Com o programa desenvolvido às pressas, é possível caçar personalidades históricas pelas ruas da capital russa, como Ivan, o Terrível, Pedro, o Grande e o cosmonauta Yuri Gagarin.

Desde a última semana, há desconfiança de que hackers do governo russo ajudaram a hackear a rede do Partido Democrata, dos Estados Unidos.


2

Comentários

Rússia começa a juntar chaves de criptografia e pode até espionar conversas do WhatsApp
  • tem que ser assim mesmo e mostrar para o zuck que ele não é o soberano mundial que ele acha que é, quem não deve não teme.

      • Claro que o Estado tem que ter o controle. Mas tem que se cuidar para se estabelecer limites. O governo não pode simplesmente ter as chaves e usar quando bem entender, senão abriria portas para a censura e controle.
        Mas isso tudo é, em partes, culpa desse Zuck e dessas corporações. Se cumprissem com as decisões judiciais não daria tanto pano pra manga... Mas em vez de ajudarem nas investigações, se negam e ainda tentam criar cada vez mais obstáculos para não serem obrigadas a cumprir a lei...

        Economia e mercado

        Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

        Android

        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

        Android

        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

        Windows

        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos