LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel Core "Lunar Lake" promete salto de desempenho na GPU integrada Xe2 para brigar com AMD

11 de junho de 2024 4

A Intel confirmou que lançará seus processadores “Lunar Lake” para notebooks com a nova arquitetura de GPU Xe2, conhecida também por “Battemage”. Na segunda-feira (10), durante um evento para convidados realizado em Taiwan, a empresa destacou os avanços de desempenho e eficiência prometidos pela nova geração da GPU.

Um dos saltos tecnológicos que mais chamam atenção é a promessa de alcançar 50% mais desempenho consumindo a mesma quantidade de energia que um Core Ultra de 1ª geração (Meteor Lake) de série U, conhecida por abrigar os processadores otimizados para notebooks ultrafinos com baixo consumo de energia.

(Imagem: Intel)

“Pense na Xe2 como a próxima geração da arquitetura de GPU projetada para ser mais compatível com jogos e para maior utilização”, disse Thomas Petersen, guru da Intel.

A arquitetura utiliza novos motores Xe Matrix Extension (XMX) que prometem até 67 trilhões de operações por segundo (TOPS) de poder computacional para IA. A GPU integrada também deve contar com aprimoramentos nas unidades de ray tracing. Todos esses avanços chegarão sem qualquer impacto no consumo de energia, segundo a Intel.

Tom Petersen afirma que a gigante de hardware aprendeu com seus esforços anteriores — isto é, as placas de vídeo “Alchemist” baseadas na arquitetura Xe de 1ª geração. Ele conta com que próxima versão da arquitetura está corrigindo vários gargalos que passaram despercebidos pelos engenheiros na geração anterior.

(Imagem: Intel)

Em um benchmark interno, a empresa testou o desempenho da instrução Draw XI (ExecuteIndirect), que costuma ser utilizada por mecanismos de jogos como Unreal Engine 5. Conforme os resultados, a GPU Xe2 dos processadores “Lunar Lake” terá um aumento de desempenho de 12,5 vezes em comparação com a família “Meteor Lake”.

Os saltos de desempenho e eficiência de energia serão fundamentais para os futuros notebooks equipados com Core Ultra de 2ª geração, mas também há expectativa para o uso desses processadores em consoles portáteis. Cabe lembrar que a AMD domina esse segmento com linhas de hardware que incluem o Ryzen 8000 e Ryzen Z.

Comparativo destca eficiência de energia (Reprodução/PCWorld)

A MSI já confirmou o lançamento de um novo console portátil, o Claw 8 AI Plus, que será equipado com um processador “Lunar Lake” da Intel. Esse dispositivo terá o potencial de destacar as vantagens prometidas pela nova plataforma e, caso as expectativas sejam atendidas, a GPU Xe2 integrada poderia reduzir a dominância da AMD.

Além de jogos, a fabricante também planeja fazer com que os gráficos integrados dos processadores “Lunar Lake” sejam capazes de lidar com tarefas de edição gráfica e transmissão de vídeo entre telas com eficiência e fluidez.

Esses processadores suportarão novas tecnologias na GPU, como o padrão eDisplayPort 1.5 (eDP), que permitirá controlar a taxa de atualização de uma tela conectada a um dispositivo — como um monitor plugado a um notebook ou console portátil de jogos.

A próxima geração de processadores para notebooks da Intel chegará no 3º trimestre.

Ofertas em notebooks com Intel Core Ultra
Veja mais!


4

Comentários

Intel Core "Lunar Lake" promete salto de desempenho na GPU integrada Xe2 para brigar com AMD
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2