LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

O futuro da internet: transmissão óptica da Huawei alcança quase 650 km sem uso de repetidores

29 de setembro de 2016 2

Em um teste realizado em laboratório em abril deste ano, a firma Huawei Marine Networks havia conseguido transferir dados em fibra ótica por 627 km de distância, recorde que acaba de ser superado por outro teste recente, onde a companhia conseguiu, desta vez, chegar aos 648,5 km — diga-se de passagem, sem o uso de nenhum tipo de subterfúgio como, por exemplo, repetidores de sinal ou reforço na potência de bombeio ótico, que acabam reduzindo a qualidade do sinal.

A fibra utilizada no teste foi de perda ultra baixa, com auxílio das soluções ERPC (Enhanced Raman Amplifier) e ROPA (Remote Optical Pump Amplifier).

Para conseguir tais resultados, os pesquisadores utilizaram a terceira geração da tecnologia Soft Decision do "100G", combinada com algumas modulações (PDM BPSK e OSDP), e o resultado acabou superando as expectativas.

Além de conseguir transmitir por uma distância maior sem a perda da qualidade do sinal, a transmissão obteve um ganho de codificação, tudo graças à otimização do 100G — a qualidade do sinal melhorou à medida em que a distância da transmissão aumentava.

Segundo Zhang Shigui, o presidente de tecnologia da empresa: "A Huawei Marine conseguiu outro marco inédito em sistema sem repetição, o que demonstra nosso compromisso contínuo com a tecnologia de alto desempenho. Em uso comercial, esta tecnologia ampliará o alcance de sistema sem repetição, gerando mais valor para nossos clientes".

A Huawei também ganhou destaque nos últimos dias devido a um possível tablet Nexus que lançará em parceria com a Google no dia 4 de outubro. O aparelho deve ser o primeiro de sua categoria a rodar a plataforma híbrida do ChromeOS com Android, chamada de Andromeda.


2

Comentários

O futuro da internet: transmissão óptica da Huawei alcança quase 650 km sem uso de repetidores
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos