
Tech 06 Out
28 de outubro de 2016 7
A cada dia é mais notório os avanços da inteligência artificial, inclusive sendo preciso que grandes empresas de tecnologia criassem métricas para o desenvolvimento dessa que também pode ser chamada de ciência. Pois bem, dois pesquisadores do Google Brain anunciaram recentemente que duas máquinas foram, digamos, capazes de aprender a conversar em segredo através da criptografia.
De acordo com Martín Abadi e David G. Andersen, cada uma das três redes neurais chamadas Alice, Bob e Eve foram designadas a uma tarefa. A primeira teria de enviar uma mensagem para o segundo enquanto a terceira tentaria decifrar o conteúdo. Para que isso não acontecesse, Alice teve de - literalmente - quebrar a cabeça e pensar em algo que fosse indecifrável para Eve, porém ao mesmo tempo compreensível para Bob.
É claro que esse não foi um trabalho nada fácil e após cerca de 15 mil tentativas Alice finalmente conseguiu desenvolver a tal mensagem solicitada. O mais interessante nessa história toda foi o método utilizado para que Eve não descobrisse o conteúdo: a criptografia, sendo o recado em 16 bits, ou seja, com caracteres de 1 ou 0, só restando a mesma adivinhar e, portanto, não obter resultados com base concreta.
Na prática isso não serve de nada, uma vez que os pesquisadores não puderam entender o que foi transmitido de uma máquina para a outra, o que pode parecer bem confuso inicialmente. Contudo, há de se observar a progressão no uso de inteligência artificial, em que máquinas já são capazes de se comunicarem umas com as outras sem a interferência de humanos. É ou não é pra ficar com medo? Conta aí, leitor!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários