LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sistema solar pode ter nono planeta 10 vezes maior que a Terra; dizem cientistas

12 de janeiro de 2017 22

Desde que Plutão foi rebaixado de planeta para planeta-anão, o sistema solar voltou a ter oito planetas conhecidos. No entanto, cientistas vêm suspeitando da existência de um novo vizinho que faria a conta aumentar mais uma vez. Depois de anos de pesquisa, agora eles têm uma ideia clara de onde ele pode estar - e qual a sua origem.

Segundo pesquisadores da Caltech, nos EUA, o nono planeta do sistema solar estaria localizado nas proximidades do cinturão Kuiper, perto de Netuno. A expectativa vem desde anos atrás, quando medições de movimentos gravitacionais estranhos davam conta da existência de um provável corpo celeste massivo naquela área. Estima-se que o planeta seja 10 vezes maior que a Terra.


Os cientistas rodaram mais de 150 modelos de computador em máquinas superpotentes e chegaram à conclusão que a única explicação para esse comportamento no cinturão é a presença de um planeta. Uma das hipóteses é de que ele tenha vagado pelo universo por milhões de anos até ser capturado pela gravidade dos corpos celestes nas bordas do sistema solar.

É comum a existência de planetas sem uma estrela por perto, que vagam o universo sem destino. Alguns deles acabam encontrando sistemas solares pelo caminho, e esse parece ter sido o caso do misterioso mundo em Kuiper.


Ainda há muitas dúvidas no ar, mas, se confirmado, esse não será como Plutão: como o corpo é supostamente muito massivo, ele não corre risco de ser rebaixado para planeta-anão.

Os astrônomos que comandam a equipe de pesquisa esperam dar mais detalhes da descoberta, caso ela ocorra, ainda em 2017.


22

Comentários

Sistema solar pode ter nono planeta 10 vezes maior que a Terra; dizem cientistas
  • É previsível que haja um planeta na borda do Sistema Solar e outros vários próximos a Nuvem de Oort, a qual também nunca foi vista! O grande problema é como identificar uma vez que o planeta é um ponto minúsculo e em movimento no vasto campo observavel do Sistema Solar, não é só mirar o telescópio procurando, é preciso apontar para algum lugar e observar, aplicar técnicas, esperar, gravar, analisar movimentos estranhos de outros corpos celestes, do espaço em volta. Para quem quiser ter uma noção de astronomia recomendo cursos rápidos como o da Univesp ou o da Universidade do Arizona no edX, ou ainda, se estes parecem muito complicados, a série Cosmos original ou a disponível no Netflix, apresentada por Neil DeGrasse Tyson.

      • NIBIRU, AS CONSPIRAÇOES ESTÃO CORRETAS, CORRE Q LA VEM O PLANETA X

          • Estranho é que a décadas atras descobriram vários planetas do sistema solar (inclusive plutão, distante e bem menor que este descoberto) utilizando uma tecnologia muito mais atrasada que a atual. Só agora descobriram esse, 10x maior que a terra e menos distante que plutão, mesmo dispondo de tecnologia mais avançada?!

              • Cara, acontece q o telescópio Hubble capta imagens de galáxias distantes por possuírem luz própria e emitirem grandes quantidades de raios infravermelhos. Diferentemente de um planeta, que não tem luz própria e muito menos emite fortes ondas de raios infravermelhos! Eu também tinha essa dúvida mas o canal pologonautas no you tube esclareceu isso em um vídeo.

                • Foi como o homem supostamente ter ido a lua a décadas atrás, e hoje mal chegam fora do planeta sem a nave explodir.

                  Mais tecnologia, menor competência? Ou tudo não passa de dinheiro jogado fora e muito marketing?

                  • Os caras descobrem galaxias a bilhões de anos liz e só agora descobriram esse planeta ?

                    • O que me estranha nisso é não conseguirem achar um avião caído a três anos, mas acharam um planeta do outro lado do universo.

                      Imagine essas brilhantes mentes trabalhando pra criarem um sistema tão bom, porém que consiga achar pessoas desaparecidas, e tal...

                      Acho que seria bem mais útil que essa fascinação por coisas intangíveis.

                        • Nao acho estranho..natural.
                          O que é mais fácil...localizar Jupiter no céu...ou achar um carro escondido na floresta, com farol queimado? Mentes brilhantes e boas teorias podem chegar a resultados incriveis...através da ciencia, não importa a distancia...o fato é que tudo na ciencia tem um padrao, repetição..leis da materia..física, um objeto no espaço por mais distante e inalcansável que possa ser, ele gera um fenomeno, um comportamento, ...por isso os estudos desses fenomenos (ciencia)......Fora disso (da ciencia e constatações) são coisas aleatorias, de adivinhação...de sorte...de acaso.
                          Resumindo: o que limita as descobertas são os conhecimento e limite dos moldes de observação (telescopios, sensores etc)...Quem morreu, quem foi que matou Odete Roitman, onde está a tribo da tribo indigena ainda por ser encontrada, essas coisas não são fenomenos repetitivos observaveis...explicaveis atraves das leis da materia e ciencia. Zueiras a parte...um avião pode ter explodido e virado partes minusculas... ..e caido no mar a grandes profundidades..e fora o tamanho da area possivel é imensa e o tamanho do aviao infinitamente pequeno em relaçao a essa area...Não é uma garantia de ter sucesso em buscas...Um outro exemplo..um meteoro pode ser observavel...ate estudado...blz..mas os que entram na orbita podem sequer ter garantia de existir..pois queimam na atmosfera...ou são..ficam minusculos e caem em partes diversas da terra...é outra realidade...ter mentes..tecnologia ja não garante.

                            • Simples. Esse planeta é localizado através de observações constantes dos corpos celestes, qualquer movimentação anormal é analisada para inclusive tentar identificar a causa. Todo corpo celeste massivo gera alterações nas movimentações dos menores (por exemplo a lua, que só se move do jeito que move por causa da Terra). Quanto maior o corpo celeste, maior a influência e mais perceptível a sua presença.

                              O mesmo não se aplica a pessoas desaparecidas, pois nessa mesma lógica, elas não geram alterações nos ambientes onde passaram.

                                • O texto:

                                  "Os cientistas rodaram mais de 150 modelos de computador em máquinas superpotentes..."

                                  Meu ponto:

                                  "Imagine essas brilhantes mentes trabalhando pra criarem um sistema tão bom, porém que consiga achar pessoas desaparecidas..."

                                  A questão não é acharem o planeta, é porque estas mentes e equipamentos fantásticos, não são desenvolvidos e usados para coisas mais úteis, do que descobrir planetas intangíveis... Nem os que existem eles conseguem chegar lá.

                                    • pessoas desaparecidas devem ser encontradas por pessoas mesmo, tem meios mais baratos, já na area espacial não tem nada barato a não ser observar. Sem estudo na area espacial não existirá futuro para nossa espécie. Entenda que ainda somos muito atrasados no mapeamento espacial, sem orientação não podemos no futuro fazer viagens espaciais, imagine só como era navegar no mar sem mapas ?

                                        • Qual a vantagem das viagens espaciais? Para mim sempre foi uma briga entre EUA e URSS para ver qual potência mundial alcancaria a Lua primeiro, a partir daí sempre a mesma coisa. Você já recebeu algum beneficio de Marte? Eu mesmo nunca recebi.

                                            • Viagens espaciais, pessoas encontrando pessoas... Nossa 24ª geração realmente viverá uma época linda.

                                              Pena que as 23 antes dela terá que continuar vendo essa besteira de achar planetas, e ver o espaço consumindo bilhões e bilhões por nada. Mas tá ótimo, será legal daqui 500 anos alguém poder viajar a outro planeta supimpa da galáxia.

                                          • Mais fácil achar um anel perdido num quarto quase vazio do que na areia da praia.

                                              • Se você juntar 10 pessoas com as ferramentas corretas e mandar achar o anel na praia, elas acharão.

                                                Se você juntar 10 pessoas com as ferramentas corretas e mandar achar um elefante em 1bi km², elas acharão.

                                                A questão é: O anel será facilmente alcançado e recuperado, e o elefante?

                                                  • Entendi a analogia das 2 primeiras frases...(Pessoas procurando x objeto x local)..
                                                    Mas da ultima frase...faz analogia sem sentido..nao entra no contexto..tem alguma relevancia o uso do anel? E o elefante, podem prendelo..só avistarem..cuidar...matar..que diferença faz..acho que colocou por colocar..rs

                                                    Desculpe.Sem querer criar discussão sem sentido..

                                                      • o elefante vai estar morto

                                                    • Existe um universo de coisas que só existirão
                                                      para nós depois que pudermos ver. Se esse planeta existe, ele sempre esteve lá,
                                                      junto com infinitas coisas que para nós não existe. Por isso não discordo da
                                                      existência de nada.

                                                      • Pesquisares ? Não seria pesquisadores.

                                                          Android

                                                          Melhores smartphones para presentear sua mãe | Guia especial do TudoCelular

                                                          Android

                                                          Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia

                                                          Android

                                                          10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

                                                          Android

                                                          TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular