
23 Janeiro 2019
12 de janeiro de 2017 22
Desde que Plutão foi rebaixado de planeta para planeta-anão, o sistema solar voltou a ter oito planetas conhecidos. No entanto, cientistas vêm suspeitando da existência de um novo vizinho que faria a conta aumentar mais uma vez. Depois de anos de pesquisa, agora eles têm uma ideia clara de onde ele pode estar - e qual a sua origem.
Segundo pesquisadores da Caltech, nos EUA, o nono planeta do sistema solar estaria localizado nas proximidades do cinturão Kuiper, perto de Netuno. A expectativa vem desde anos atrás, quando medições de movimentos gravitacionais estranhos davam conta da existência de um provável corpo celeste massivo naquela área. Estima-se que o planeta seja 10 vezes maior que a Terra.
Os cientistas rodaram mais de 150 modelos de computador em máquinas superpotentes e chegaram à conclusão que a única explicação para esse comportamento no cinturão é a presença de um planeta. Uma das hipóteses é de que ele tenha vagado pelo universo por milhões de anos até ser capturado pela gravidade dos corpos celestes nas bordas do sistema solar.
É comum a existência de planetas sem uma estrela por perto, que vagam o universo sem destino. Alguns deles acabam encontrando sistemas solares pelo caminho, e esse parece ter sido o caso do misterioso mundo em Kuiper.
Ainda há muitas dúvidas no ar, mas, se confirmado, esse não será como Plutão: como o corpo é supostamente muito massivo, ele não corre risco de ser rebaixado para planeta-anão.
Os astrônomos que comandam a equipe de pesquisa esperam dar mais detalhes da descoberta, caso ela ocorra, ainda em 2017.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários