
03 Maio 2017
Longe das salas de exposição da MWC, onde todos os smartphones ficam em exibição, inclusive o novo Huawei 10 Plus que foi anunciado pela empresa durante o evento, há uma outra área chamada "Cidade da Inovação". Ali, a Huawei demonstrou uma série de ideias interessantes e uma delas é um grande plano para ajudar a resolver a curta vida da bateria de drones.
O conceito faz parte do projeto X Labs da Huawei, em parceria com a China Mobile. A equipe por trás da ideia identificou o que eles acreditam serem os dois principais problemas quando se trata de usar drones em inspeção de torres de celular: a vida da bateria, e interferências GPS causada por edifícios.
Os dois problemas não são muito isolados. Um porta-voz sugeriu que a questão do GPS também é frequentemente um contribuinte significativo para o problema da vida da bateria. A solução proposta é ter torres de celular que impulsionam dados do GPS, enquanto fornecem também o carregamento sem fio da bateria.
No futuro, a empresa espera que o carregamento sem fio será bom o suficiente para que os drones não precisem aterrissar para recarga da bateria. Mas isso parece estar alguns anos de distância, mas se a tecnologia se desenvolver rápido o suficiente, poderia ter implicações úteis que vão além de apenas inspeção de torres.
A China Mobile já tem planos reais com drones para sua rede. No verão passado, a empresa descreveu uma colaboração com a Ericsson para que os quadcopters habilitados com 5G funcionassem como pontos de retransmissão entre duas torres de celular para ajudar nos problemas.
Como o tempo de voo típico para a maioria dos drones é de cerca de 30 minutos, esta é uma solução temporária. A ideia da parceria entre Huawei e a China Mobile pode potencializar muito essa solução.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários