LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Prefere voz ou dados? Operadoras tiveram aumento no número de chamadas em 2017

07 de março de 2018 2

No Brasil, parece lógico concluir que a tendência dos usuários de smartphons é trocar cada vez mais o uso de chamada por voz pelos dados. Afinal, muitos preferem usar internet até mesmo para conversar com amigos através de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, que oferece serviço de chamada por áudio.

Mas as coisas podem não ser tão simples assim. Primeiro porque, como já noticiamos, a quantidade de chamadas de voz no WhatsApp tem diminuído, e muitos afirmam que preferem usar os telefonemas via operadoras. Então, será que o serviço continua lucrativo para as empresas de telefonia móvel?

De acordo com matéria do Mobile Time, dois fatores impactaram no uso de chamadas por voz em 2017. O primeiro deles são as ofertas de operadoras que unificam preços para chamadas para quaisquer outras operadoras. Com isso, usuários de planos pré-pagos concentram seu consumo de minutos em um único SIMcard.

Também deve-se considerar o lançamento de planos de voz ilimitado para planos pós-pagos e pré-pagos por diversas operadoras.

Por isso, as companhias de telefonia móvel têm registrado uma volta no crescimento da média de minutos nas chamadas realizadas por seus assinantes.


No caso da TIM, por exemplo, a mudança é bem nítida. Em 2016, a operadora sofria uma queda em sua média de minutos, começando o ano com 116 minutos e encerrando com 113 minutos. Já em 2017, a média voltou a crescer, registrando no primeiro trimestre 107 minutos e encerrando o último período com 115 minutos, quase o mesmo patamar do início de 2016.

A Vivo também mostrou um aumento, começando 2017 com média de 157,2 minutos e encerrando o ano com 165,7 minutos. A Claro, por sua vez, passou de 96 minutos para 103 minutos entre o quarto trimestre de 2016 e o mesmo período de 2017. No caso da Oi, a operadora não divulga suas médias de minutos, mas informou ao site Mobile Time obteve em dezembro resultado 14% maior que o de setembro.

E você, ainda usa chamadas por voz? Prefere realizá-las em aplicativos como WhatsApp ou com os planos de voz das operadoras?


2

Comentários

Prefere voz ou dados? Operadoras tiveram aumento no número de chamadas em 2017
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista