
18 Maio 2016
18 de abril de 2016 80
Mesmo sendo gratuito, o Linux foi ultrapassado pelo Windows e deixou de ser o software mais utilizado nos servidores brasileiros. As informações são da 27ª Pesquisa Anual do Uso de TI.
De acordo com o estudo, cerca de 22% dos servidores nacionais utilizam o software do pinguim (contando também os sabores Unix), contra 72% do rival Windows. Em 2010, o Linux estava em 40% dos servidores, o que mostra que houve uma queda vertiginosa. O levantamento foi realizado pelo professor Fernando Meirelles, da Fundação Getúlio Vargas.
"O mundo Unix está sumindo, mesmo com a IBM apostando no Linux. E o Open Source está deixando de ser usado nos servidores. O Windows ganha escala nesse mercado", afirmou Meirelles ao site Convergência Digital.
Fora dos computadores, a Microsoft domina também os aplicativos, mas essa realidade pode ser revertida no futuro, de acordo com o pesquisador. "Os jovens estão usando mais o Google. Nos escritórios, o Google tem pouca presença, mas se os jovens estão trocando o PC pelo smartphone, eles vão determinar, provavelmente, um novo redesenho nesse mercado. Essa é uma virada que deverá acontecer nos próximos anos. E a Microsoft não se estabeleceu no mercado de smartphones, apesar da compra da Nokia", disse.
Recentemente, desenvolvedores descobrir como rodar os apps GUI do Linux no Windows 10. Uma boa notícia para quem gosta de mesclar as duas plataformas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários