
Hardware 19 Mai
20 de maio de 2020 4
Através de uma atualização recente a AMD – que forneceu recentemente componentes para o novo sistema de I.A. da NVIDIA –adicionou compatibilidade com os processadores Zen 3 às placas-mãe X470 e B450.
A novidade foi anunciada na conta oficial do Reddit da fabricante, e chega como ótimas notícias após a comunidade de usuários requisitar que a firma habilitasse o suporte aos chipsets da próxima geração Zen 4 baseados na série Ryzen 4000.
Segundo a empresa, a decisão foi tomada após a análise do feedback vindo dos usuários ativos na comunidade, o que mostra uma posição admirável da empresa em relação a seus clientes.
Contudo, por causa das limitações técnicas e do padrões de design visando a segurança dos clientes, o upgrade não vai ser tão fácil assim.
AMD havia declarado anteriormente que manteria o suporte ao o soquete AM4 até o ano de 2020 e, embora a empresa pudesse teoricamente mudar de ideia, ela decidiu tornar o desejo de seus usuários uma ordem.
As CPUs baseadas na arquitetura Zen 3 da AMD (a família Vermeer) devem ser lançadas em meados setembro e serão baseadas na litografia de 7nm.
A razão pela qual elas não ganharam suporte em um primeiro momento deve-se ao fato de que há apenas uma quantidade limitada de espaço disponível nas ROMs da placa-mãe para suporte ao micro-código da CPU.
Tal espaço foi praticamente preenchido por completo e, ao permitir o suporte às CPUs baseadas no Zen 3, a marca acabou abrindo mão de oferecer o suporte às variantes mais antigas.
O lado ruim é que a decisão é unidirecional e acaba fazendo com que a placa-mãe não suporte os processadores para os quais havia sido fornecida inicialmente.
Entretanto, policiando a atualização da BIOS a fabricante pretende impedir updates acidentais que poderiam acabar causando uma cenário de não-inicialização
Em outras palavras, isso quer dizer que o upgrade estará disponível apenas para usuários verificados dos processadores e CPUs Zen 3 – ou seja, provavelmente apenas o primeiro proprietário poderá fazer a atualização, o que pode acabar tendo um impacto negativo no mercado de segunda-mão.
Por fim, a AMD recomenda que os usuários passem para o chipset da série 500, independente dessa redução nas limitações.
Considerando o longo suporte da AMD para o soquete AM4, para muitos acabaria sendo um bom investimento, vendo que o soquete em questão ainda vai receber atualizações por um bom tempo.
Já falando sobre o suporte para o Renoir baseado em CPUs Zen 2, por enquanto, este ainda não está totalmente confirmado, pois é baseado na arquitetura Zen 2.
A MSI manteve sua posição em relação ao suporte às CPUs Zen de última geração em sua linha de placas-mãe X470 e B450 MAX.
Ela declarou anteriormente para usuários que estão pensando em investir na compra das placas-mãe citadas que a decisão será favorável nos seguintes cenários:
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários