LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Atendendo a pedidos, AMD adiciona suporte a processadores Zen 3 nas placas-mãe X470 e B450

20 de maio de 2020 4

Através de uma atualização recente a AMD – que forneceu recentemente componentes para o novo sistema de I.A. da NVIDIA –adicionou compatibilidade com os processadores Zen 3 às placas-mãe X470 e B450.

A novidade foi anunciada na conta oficial do Reddit da fabricante, e chega como ótimas notícias após a comunidade de usuários requisitar que a firma habilitasse o suporte aos chipsets da próxima geração Zen 4 baseados na série Ryzen 4000.

Segundo a empresa, a decisão foi tomada após a análise do feedback vindo dos usuários ativos na comunidade, o que mostra uma posição admirável da empresa em relação a seus clientes.

Contudo, por causa das limitações técnicas e do padrões de design visando a segurança dos clientes, o upgrade não vai ser tão fácil assim.


Decisão importante

AMD havia declarado anteriormente que manteria o suporte ao o soquete AM4 até o ano de 2020 e, embora a empresa pudesse teoricamente mudar de ideia, ela decidiu tornar o desejo de seus usuários uma ordem.

As CPUs baseadas na arquitetura Zen 3 da AMD (a família Vermeer) devem ser lançadas em meados setembro e serão baseadas na litografia de 7nm.

A razão pela qual elas não ganharam suporte em um primeiro momento deve-se ao fato de que há apenas uma quantidade limitada de espaço disponível nas ROMs da placa-mãe para suporte ao micro-código da CPU.

Tal espaço foi praticamente preenchido por completo e, ao permitir o suporte às CPUs baseadas no Zen 3, a marca acabou abrindo mão de oferecer o suporte às variantes mais antigas.

O lado ruim é que a decisão é unidirecional e acaba fazendo com que a placa-mãe não suporte os processadores para os quais havia sido fornecida inicialmente.

Entretanto, policiando a atualização da BIOS a fabricante pretende impedir updates acidentais que poderiam acabar causando uma cenário de não-inicialização

Em outras palavras, isso quer dizer que o upgrade estará disponível apenas para usuários verificados dos processadores e CPUs Zen 3 – ou seja, provavelmente apenas o primeiro proprietário poderá fazer a atualização, o que pode acabar tendo um impacto negativo no mercado de segunda-mão.

Por fim, a AMD recomenda que os usuários passem para o chipset da série 500, independente dessa redução nas limitações.

Considerando o longo suporte da AMD para o soquete AM4, para muitos acabaria sendo um bom investimento, vendo que o soquete em questão ainda vai receber atualizações por um bom tempo.

Já falando sobre o suporte para o Renoir baseado em CPUs Zen 2, por enquanto, este ainda não está totalmente confirmado, pois é baseado na arquitetura Zen 2.

A MSI manteve sua posição em relação ao suporte às CPUs Zen de última geração em sua linha de placas-mãe X470 e B450 MAX.

Ela declarou anteriormente para usuários que estão pensando em investir na compra das placas-mãe citadas que a decisão será favorável nos seguintes cenários:

  • Você acabou de comprar um processador AMD Ryzen de 3a geração e precisa de uma placa-mãe B450 com bom custo-benefício que traga o suporte à série Ryzen 3000.
  • Você não deseja lidar com atualizações do BIOS e outros problemas antes de poder usar a CPU desejada.
  • Você preferiria ter a opção de usar qualquer processador AM4 compatível com o chipset B450 sem se preocupar com compatibilidade.
  • Você deseja acessar o a BIOS UEFI MSI completa, sem comprometer o suporte a qualquer produto AM4.
  • Você deseja adquirir uma placa-mãe com bom custo-benefício que ofereça suporte não apenas aos lançamentos mais recentes da AMD, mas também a todos os lançamentos futuros de produtos AM4.

4

Comentários

Atendendo a pedidos, AMD adiciona suporte a processadores Zen 3 nas placas-mãe X470 e B450
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista