
Tech 16 Abr
19 de abril de 2021 3
Um recente teste de benchmarking colocou as rivais AMD e NVIDIA para competir no quesito da latência de memória das GPUs mais recentes de cada uma das fabricantes — a AMD Radeon RX 6800XT bateu de frente com a promissora NVIDIA GeForce RTX 3090 e, conforme as métricas apontam, a diferença foi gritante.
Os gráficos gerados pela plataforma Chips and Cheese mostram uma grande diferença favorável à placa gráfica da AMD (linha vermelha), enquanto a NVIDIA (linha verde) obteve picos de latência notavelmente maiores que sua rival. Para obter os resultados, os testes executados baseados em OpenCL se referem às mais recentes arquiteturas de GPU implementadas pelas fabricantes, sendo AMD RDNA 2 e NVIDIA Ampere.
Assim como CPUs, as GPUs são dotadas de diferentes hierarquias de memória implementadas para acesso mais dinâmico e rápido em relação à memória RAM. Nos benchmarks, a placa gráfica da AMD manteve-se consistentemente abaixo da NVIDIA mesmo possuindo dois níveis adicionais de memória em cache, tal que, teoricamente, deveria fazer com que seu desempenho ficasse abaixo do comum.
Entretanto, pode-se atribuir essa superioridade à nova tecnologia aplicada na arquitetura RDNA 2 — batizada de Infinity Cache —, que aumenta a largura de banda da memória e age como uma memória cache de rápido acesso para armazenar e executar as tarefas prioritárias. O recurso, conforme observado, acrescenta apenas 20 nanossegundos de latência em seus processos armazenados em cache L2, ainda mantendo a AMD na vantagem.
Contribuindo para essa diferença, é importante ressaltar que a GPU GA102,— que integra o modelo baseado na NVIDIA Ampere utilizado no teste e as futuras placas profissionais da linha — se trata de um hardware muito maior e, mesmo possuindo apenas dois níveis tradicionais de memória em cache, leva mais tempo para acessá-los — resultando em um delay perceptível através das métricas. Contudo, seu hardware se destaca com baixa latência em processos paralelos, de acordo com o Chips and Cheese.
Em comparação a modelos antigos, um modelo mais avançado baseado em RDNA 2 se mostra incrivelmente superior graças ao Infinity Cache de 128 MB, que leva as GPUs a um salto de 54% de desempenho por watt em relação à arquitetura antecessora, conferindo um consumo de energia mais eficiente e largura de banda de até 1664 GB/s.
Ambas as arquiteturas comparadas são implementadas nos modelos mais recentes de placas gráficas das fabricantes, que, apesar da séria crise no setor que acomete gigantes de tecnologia, mantêm um cronograma promissor e atendem as demandas à medida do possível com expectativas positivas em relação ao futuro do gaming.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários