LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 11: Microsoft atualiza requisitos mínimos de processador para suporte a IA

03 de junho de 2025 11

Em algum momento ao longo das últimas semanas, a Microsoft silenciosamente atualizou a página de requisitos mínimos do Windows 11, ampliando a gama de processadores suportados para rodar os recursos de inteligência artificial (IA) do sistema, trazendo além dos já reconhecidos modelos da Qualcomm, opções da AMD e da Intel.

Copilot+ PCs é uma nova categoria de PCs - Imagem: reprodução

Para quem não está por dentro das novidades da empresa, há algum tempo a Microsoft criou uma categoria de computadores com Windows 11, a quem deu o nome de “Copilot+ PCs”.

O que diferencia as máquinas desta nova categoria é a presença de uma unidade de processamento neural (NPU) turbinada capaz de lidar localmente com tarefas de inteligência artificial – como as embarcadas no Windows 11 24H2. Para se manter dentro dos requisitos, esses computadores precisam contar com uma NPU capaz de entregar mais de 40 TOPS (trilhões de operações por segundo).

Originalmente, os únicos computadores que estavam nessa classe de Copilot+ PCs eram os que vinham equipados com os chips Snapdragon X, da Qualcomm. Agora, com a mudança, modelos da Intel e da AMD também foram incluídos na lista de requisitos mínimos.

Os processadores da série AMD Ryzen AI 300 estão entre os modelos adicionados a lista de compatibilidade - Imagem: reprodução/AMD

A página da Microsoft descreve o novo requisito como: “um processador compatível ou Sistema em um Chip (SoC) com uma NPU capaz de executar mais de 40 TOPS. Atualmente, isso inclui os modelos AMD Ryzen™ AI 300 series, Intel® Core™ Ultra 200V series e Snapdragon® X series”. Até a mudança, como mencionado, os únicos modelos suportados eram os Snapdragon da linha X.

Colocando de lado a mudança dos requisitos para processador, a empresa manteve o requerimento mínimo de memória RAM e armazenamento que já vimos em algum momento no passado. Fora os outros requisitos mínimos de sistema para o Windows 11, os PCs Copilot+ devem trazer pelo menos 16 GB de RAM DDR5/LPDDR5 e 256 GB de armazenamento do tipo SSD/UFS.

Além disso, a empresa continua a incentivar a compra de novos hardwares para aproveitar das novidades em IA. “Para desfrutar de experiências únicas no PC Copilot+, os clientes precisarão adquirir novo hardware”, indica a página de suporte da companhia.

Embora a adição seja muito bem-vinda, já que expande o suporte dos recursos de IA do sistema para outras peças de hardware, seria melhor se a Microsoft tivesse começado a manter páginas de suporte separadas trazendo a lista de chips Intel, AMD e Qualcomm compatíveis – semelhante ao que já pratica para os requisitos gerais de CPU para o sistema operacional. Veremos se isso acontecerá com o lançamento de mais processadores compatíveis.

Veja também


11

Comentários

Windows 11: Microsoft atualiza requisitos mínimos de processador para suporte a IA
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2