
Windows 24 Out
25 de outubro de 2017 24
Está decretado! A Microsoft não fabricará mais o seu sensor de movimento para os consoles Xbox. O Kinect – que permite ao jogador controlar o videogame sem a necessidade de um joystick físico – chega ao fim após sete anos de existência.
A declaração veio pelo brasileiro Alex Kipman, a mente por trás do dispositivo. Ele falou ao site Fast Co.Design que a produção do acessório foi interrompida. Apesar disso, a Microsoft deve utilizar amplamente a sua tecnologia em outros produtos, como Hololens, óculos para Windows Mixed Reality e Windows Hello no reconhecimento facial.
“Confiança é algo que você ganha em gotas e perde em baldes. Eu diria que o Kinect iniciou o processo em 2010 com a necessidade de ganhar gotas de confiança. Qualquer número de eventos [ruins] no mundo, cada um, você perde um balde”, contou Kipman, em alusão à preocupação da indústria a respeito da privacidade do consumidor.
O Kinect era conhecido inicialmente como ‘Project Natal’, em referência à capital do estado brasileiro Rio Grande do Norte. A escolha de Kipman foi uma homenagem ao seu país de origem e também porque a palavra significa “nascer”, em latim.
O acessório foi lançado em novembro de 2010, para Xbox 360. Com mais de 35 milhões de vendas desde a sua estreia, ele chegou a receber uma versão para PC em fevereiro de 2012 e, no ano seguinte, teve uma atualização feita para o Xbox One: o Kinect 2.0.
Mas com os consoles mais recentes, a Microsoft foi afastando o sensor dos jogadores. Tanto é que o Xbox One S, por exemplo, só permitia a conexão do dispositivo por meio de um adaptador, lançado em julho de 2016.
Confira aqui uma lista com os melhores jogos do Kinect para Xbox One.
E você, o que achou de a Microsoft ter encerrado a produção do Kinect? Dê seu comentário abaixo.
Comentários