LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft está trabalhando em um dispositivo ultraportátil e dobrável para 2018

26 de outubro de 2017 20

Todos sabemos que a Microsoft pregou, finalmente, o último prego no caixão do Windows 10 Mobile e que a empresa não vai lançar mais smartphones com o sistema operacional. Ao mesmo tempo, a grande maioria dos fãs da companhia também sabe que ela está desenvolvendo coisas interessantes para 2018 como o aparelho que vai redefinir e ao mesmo tempo criar uma nova categoria de dispositivos mobile.

O pessoal do WindowsCentral têm ficado de olho nas novidades sobre CSheel e Windows Core OS, sistemas de linguagem que vão unificar a plataforma da Microsoft de uma vez por todas. O site também conseguiu novidades curiosas sobre esse novo e misterioso dispositivo que é referido internamente como "Andromeda".

De acordo com a fonte, o dispositivo Andromeda é um protótipo de hardware; um tablet dobrável que roda Windows 10 construído com o Core OS em conjunto com a linguagem CShell para tirar proveito do display dobrável e das constantes mudanças de tamanho e orientação de tela do aparelho.

Microsoft Andrômeda? Já não ouvi isso antes?

Você pode estar se perguntando se já não ouviu falar em um tal "Projeto Andrômeda" também da Microsoft, e a resposta é sim, você já ouviu! É o projeto que visa unificar de uma vez por todas o Windows 10 em uma plataforma só. Ou seja: não importa em qual dispositivo você esteja, o seu sistema operacional vai ser o Windows 10, mas com recursos específicos para esse mesmo aparelho.

Isso é muito diferente do que temos atualmente na Microsoft. Embora seja um grande feito, o Windows 10 que roda no Xbox One não é o mesmo que roda em seu PC. Eles possuem o mesmo nome, trabalham com aplicativos universais e são atualizados com o mesmo código de Build, mas ainda assim eles são sistemas muito diferentes.

Com o Projeto Andromeda OS essa barreira seria definitivamente quebrada e todos os modelos utilizariam apenas um mesmo sistema operacional, mas com diferenciais para cada aparelho, dependendo de sua principal funcionalidade.

Então o que seria esse hardware Andromeda?

O aparelho Andromeda, segundo o WindowsCentral, será um tablet voltado para o uso com canetas digitais, contando com tinta digital e com total suporte às opções já disponíveis do Windows Ink. O velho protótipo cancelado do Microsoft Courier de 2009 pode dar algumas pistas do que o Andromeda poderá ser.

O antigo Courier era um projeto da Microsoft extremamente parecido com o Andromeda: ele teria todas as funcionalidades de um caderno real, com uma tela de incrível responsividade para parecer que o usuário está escrevendo sobre papel, mas com recursos tecnológicos.

Em resumo, o Andromeda pode ser um caderno de notas digital. Ele dobraria como um caderno, contando com várias opções de visualização graças à tela flexível (e que faz ainda mais sentido graças a CShell), poderia ser utilizado para anotações e desenhos, além de contar com a versão mais definitiva do Windows 10.

Claro, como um dispositivo com Windows, o Andromeda vai possuir a Tela Inicial do sistema operacional da Microsoft, e poderá rodar apps como o Microsoft Edge ou Fotos. Também é provável que o aparelho chegue com arquitetura ARM e ele vai ter o processador mais recente da Qualcomm em seu lançamento.

Um produto da linha Surface

É aguardado também que o Andromeda faça parte da linha Surface, que já conta com dispositivos incríveis e que mudaram o mercado, como é o caso do primeiro Surface Pro de 2013, que inaugurou a categoria de dispositivos 2-em-1, onde você tem um tablet poderoso que vira notebook.

A Microsoft já apresentou outros incríveis aparelhos como o Surface Book, que já está em sua segunda geração, Surface Studio, uma obra-prima de design e fabricação, e o mais recente membro da família: o Surface Laptop.

Como os dispositivos da linha Surface são de alto desempenho e com características incríveis, há possibilidade do Andromeda chegar ao mercado com o nome de Surface Note ou algo nessa mesma ideia.


A Microsoft não está desenvolvendo esse dispositivo para o consumidor padrão. Se ele chegar ao mercado, não vai ser para competir com o iPhone ou dispositivos Android porque a Microsoft já afirmou que é muito tarde para fazer isso. Por isso é de se esperar que a companhia inicie uma nova era com novos dispositivos e novas categorias de aparelhos, assim, ela estaria na liderança e seria a Apple, Samsung e todos os seus concorrentes que precisariam correr atrás da empresa.

Fontes informaram que o dispositivo deverá chegar ao mercado em 2018, mas não seria surpresa se ele fosse cancelado antes de ser apresentado, como a empresa já fez isso diversas vezes.

Assumindo que a Microsoft siga em frente com o projeto Andromeda, deveremos ter maiores informações sobre design, desenvolvimento e maiores detalhes técnicos durante os próximos meses. Até lá, teremos ainda mais rumores sobre o tão esperado Surface Phone.


20

Comentários

Microsoft está trabalhando em um dispositivo ultraportátil e dobrável para 2018

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar