
02 Fevereiro 2016
23 de julho de 2014 19
A universalidade de sistemas operacionais já foi estudada por algumas empresas, mas o CEO da Microsoft, Satya Nadella, confirmou que isso será uma realidade para a empresa. A Google e a Apple vêm buscando essa integração com o Chrome OS e o Yosemite, respectivamente, mas a dona do Windows é a que chegou mais longe nesse viés.
A interface Metro é, claramente, uma tentativa da empresa de aproximar as plataformas. O Windows 8, Phone 8, RT e até a DashBoard do Xbox compartilham diversas similaridades, seja em design ou em funções. No entanto, a próxima geração do software deverá possuir somente um nome e, de acordo com Nadella, será "um único sistema operacional que abrange todos os tamanhos de tela". Inclusive, uma suposta foto do Windows 9 já foi vazada, segue:
Entretanto, há uma grande diferença entre usuários de aparelhos móveis e desktops, pois os objetivos mudam bruscamente. Não existe a certeza de que a medida adotada pela Microsoft resolva os problemas de compatibilidade atuais e nem se o sucesso será atingido.
O lado bom da história é que as atualizações e correções de erros chegarão a todos os dispositivos rapidamente, pois a base compartilhada facilitará a disponibilização e os reparos em si. O Windows 9 deverá chegar ao mercado em 2015 para os mais otimistas, sendo previsto para 2016 (ou até mais tarde) pelos realistas.
Comentários