
10 Dezembro 2015
07 de dezembro de 2015 0
Anteriormente, no Windows Phone 8.1 e mesmo em versões da Cortana para Windows 10 até então, os usuários não poderiam pedir à assistente pessoal para abrir sites diretamente. No primeiro caso mencionado era necessário primeiro fixar o site na tela de início, e no segundo teria que buscá-lo a partir de resultados de pesquisa.
No entanto, de acordo com o site wmpoweruser, a Cortana do Windows Mobile 10 atual veio com um novo recurso que a Microsoft ainda deverá anunciar. A equipe do site descobriu a funcionalidade por um acaso, e é possível que ainda esteja em desenvolvimento.
A assistente virtual Cortana na última versão agora pode abrir determinados sites mediante o pedido do usuário. O relato publicado ontem revela que no Windows Mobile 10, o ato de abrir o app e dizer o nome de sites como Google, Yahoo e Wikipédia poderá abrir o navegador Edge e levar o usuário diretamente aos respectivos sites, sem a necessidade de acrescentar os sufixos (.com ou .net).
O número de sites com os quais a Cortana está trabalhando no momento é limitado. De acordo com os testes que o wmpoweruser realizou até agora, os sites que ela poderá carregar incluem, além dos já mencionados, o Facebook, CNN e Pizza Hut.
Considerando que este recurso requer que a Cortana trabalhe estreitamente com o browser nativo no dispositivo, parece que ele não será disponibilizado imediatamente na versão da assistente pessoal para Android, ou mesmo na Cortana para o app iOS. Este último está com sua versão beta atualmente sendo testada.
O recurso será tão simples quanto poderia ser. Basta abrir a Cortana e dizer o nome do site que desejar, por exemplo, "Facebook". Sem dúvida algo muito útil para quem prefere utilizar a assistente para realizar tarefas cotidianas. Não há nenhuma palavra sobre quando a Microsoft anunciará a novidade, quando vai expandir essa capacidade, e quantos sites serão efetivamente suportados pelo novo recurso.
Comentários