
12 Abril 2016
O Windows 10 vai permitir, em breve, que o usuário desbloqueie o computador usando um celular equipado com Windows 10 Mobile. Com a novidade, será possível usar o celular como chave para remover a proteção por senha do PC, desde que o dispositivo tenha sido previamente pareado via Bluetooth ou NFC. Isso permitirá, por exemplo, usar o sensor de digitais do celular no Windows Hello, caso o notebook não seja equipado com hardware adequado para isso.
O desbloqueio do Windows com celular confiável também poderá ser feito por meio de uma notificação no aparelho móvel, acionado a partir de um sinal do PC quando o dono se aproxima da máquina. Caso não haja Bluetooth ou NFC disponíveis, o desbloqueio também poderá ser feito com o smartphone conectado via cabo USB - bastaria reconhecer as digitais no telefone para ganhar acesso ao Windows 10. De maneira geral, uma vez que a função estiver ativa, não será necessário digitar senhas para usar o computador.
A funcionalidade também será estendida a dispositivos vestíveis como a Microsoft Band 2, que teve corte de 30% no preço recentemente. Segundo a fabricante de software, o usuário poderá conectar a pulseira ao PC via Bluetooth e bater palmas para eliminar a tela de bloqueio. Por enquanto, no entanto, o desbloqueio inteligente do Windows só parece ser compatível com dispositivos com Windows 10 Mobile que forem selecionados pela Microsoft, algo que deve restringir o número de modelos suportados.
Vale lembrar que a Samsung já oferece um recurso de segurança parecido com o Galaxy Tab Pro S: em conjunto com o app Samsung Flow e conectado via Bluetooth, o tablet pode desbloquear um computador com Windows 10 por meio do sensor biométrico.
Ainda não se sabe quando a função seria implementada no Windows 10 Mobile, mas dificilmente será estreada na atualização Redstone, prevista para chegar em breve aos smartphones da Microsoft com melhorias no Edge e muito mais.
Comentários