
29 Dezembro 2017
11 de abril de 2016 18
Se você é usuário do Windows de longa data com certeza já deve ter encarado a temida tela azul da morte (BSOD) pelo menos uma vez na vida. Este erro geralmente acontece quando alguma falha grave impede o funcionando do sistema, seja este problema relacionado ao hardware ou mesmo software. Nas versões mais recentes do Windows vimos Microsoft tentar tornar tal tela menos dramática com a inclusão até de um emoticon triste, mas as mensagens sobre o erro encontrado não eram muito claras para os usuários.
Microsoft quer ir além de mensagens vagas como "BAD_SYSTEM_CONFIG_INFO" ou "KERNEL_DATA_INPAGE_ERROR" e a partir da build 14316 do sistema começou a implementar o uso de código QR. A imagem abaixo mostra a nova tela quando um erro crítico é encontrado. Ao lado da mensagem de erro há o código visual que pode ser rastreado com a câmera do seu smartphone onde o usuário é redirecionado para uma página de suporte da empresa. Essa medida visa facilitar a busca por uma solução de forma mais rápida e prática.
Esta solução é essencialmente importante para aqueles que fazem parte do programa Insider da empresa e que vêm testando as últimas builds lançadas. Como estamos diante de versões ainda não finalizadas, é normal encontrar erros críticos que acabem resultando na temida tela azul da morte. Todo o processo visa levar o usuário para a página windows.com/stopcode, que, inclusive, já está disponível no idioma português.
Confira também: Em breve você poderá desbloquear o PC com Windows 10 usando o celular
Seria interessante ver a empresa ampliando o uso de QrCode para qualquer falha encontrada no sistema, o que seria bem mais prático do que anotar o código geral e ter que sair pesquisando pelo Google. Claro, é esperado que a versão final não tenha problemas que resultem em um erro crítico deste ponto, mas é positivo ver a Microsoft melhorando todos os aspectos do seu sistema.
Comentários