
03 Setembro 2017
22 de abril de 2016 4
O criador do Mega está alertando os usuários do serviço que façam backup dos arquivos armazenados no site o quanto antes. Kim Dotcom se diz preocupado não apenas com a possibilidade de o serviço sair do ar em breve, mas também com o atual controlador da empresa, um chinês com cidadania neo-zelandesa que é o 5º criminoso mais procurado da China.
Não é a primeira vez que o criador do Mega acusa um chinês procurado de estar tentando controlar a empresa. Em agosto de 2015, Dotcom já havia alertado para isto. O criminoso seria Bill Liu, ex-farmacêutico foragido que é acusado pelo governo chinês de praticar fraude. Liu possui cidadania neozelandesa e, segundo o site NZ Herald, o governo chinês anunciou que ele é o quinto em uma lista de 100 nomes procurados para extradição.
The 5th most wanted criminal in China is in control of Mega and he wants to float the business in HK? Good luck :) https://t.co/jaAAPuF4Ef
— Kim Dotcom (@KimDotcom) April 21, 2016
"O quinto criminoso mais procurado na China está no controle do Mega e quer levar o negócio para HK? Boa sorte".
Logo depois de postar o link para a reportagem, Dotcom alertou seus seguidores no Twitter que o Mega estaria por um fio, e recomendou que os usuários copiem os arquivos armazenados no serviço em um local mais seguro. "Mega teve que sobreviver por dois anos sem um serviço de pagamento por cartão de crédito", lembrou o criador do serviço, que deixou o comando da empresa em 2013.
Mega had to survive without a credit card payment processor for almost 2 years now. The air is getting thin. Backup your Mega files asap.
— Kim Dotcom (@KimDotcom) April 21, 2016
O presidente do Mega, Stephen Hall, em contato com o site TorrentFreak, negou haver qualquer problema com o serviço de armazenamento na nuvem, assegurando aos usuários que o serviço possui boa saúde financeira. Hall também negou as acusações de Dotcom de que a empresa seria controlada por Liu:
Mega possui financiamento significante e forte apoio de seus acionista, portanto sua posição financeira certamente não é precária. O comentário de Dotcom é factualmente incorreto e o motivo é desconhecido. Mega continua a apresentar forte crescimento que mostra o apreço global pela qualidade de seu serviço. O Sr. Liu tem participação acionária, mas não ocupa posição na direção ou no conselho e certamente não controla o Mega.
E você, o que acha da história toda? Prefere acreditar em Kim Dotcom e mudar seus arquivos de lugar ou vai confiar no Mega e deixá-los onde estão?
Comentários