LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows Bridge for iOS ganha melhor suporte a APIs em nova atualização

16 de julho de 2016 3

A Microsoft liberou uma atualização para sua ferramenta de porte de apps do iOS para a plataforma universal do Windows 10. Segundo revelado, o update para o Windows Bridge for iOS (Projeto Islandwood) focou principalmente em uma maior compatibilidade com as APIs utilizadas no sistema operacional da Maçã, possibilitando assim que os desenvolvedores consigam levar seus aplicativos para a Windows Store com o mínimo de trabalho possível.

Vale lembrar que isto é bastante diferente do que acontecia com o Projeto Astoria, onde o Windows ganhou um subsistema Android que permitia até mesmo a instalação de arquivos APK sem qualquer tipo de conversão. No caso do Islandwood, foi criada uma ferramenta de conversão de apps que permite o uso da linguagem Objective-C e das APIs presentes no iOS, adaptando-as assim para o que está presente na plataforma da Microsoft e diminuindo consideravelmente a necessidade de mudanças no código.

Dentre as principais novidades da atualização, podemos destacar:

  • Controles do iOS aparecem mais rapidamente, tornando disponíveis mais UIKit.
  • Foi melhorado o modelo de entrada de toque para manipulações de eventos com mais recursos.
  • Foi melhorado o suporte para a acessibilidade e localização.
  • Melhor automação de testes, que oferece um controle de qualidade mais estável.
  • Foi significativamente melhorada a integração com o uso do framework da interface do Windows, XAML.

Vale notar ainda que a Microsoft disponibilizou também um novo repositório recheado de exemplos de aplicações e códigos criados para categorias geralmente utilizadas de apps, demonstrando assim a forma como estes se integram à plataforma universal do Windows.

Franquia de jogos da King chegou à Windows Store graças ao Projeto Islandwood

Obviamente que o fato da Microsoft atualizar sua ferramenta de porte de apps não significa que os desenvolvedores do iOS partirão em peso para a Windows Store, porém já indica que a companhia vem encontrando um resultado ao menos próximo ao esperado, pois caso contrário ela já teria deixado de investir no método como fez com o Projeto Astoria que visava levar apps do Android ao seu sistema. Devido a isto, resta apenas aguardarmos para vermos quais serão os próximos aplicativos portados da plataforma da Apple para o Windows 10, e se isto será suficiente para acabar de fez com a fama de "deserta" que a Windows Store adquiriu ao longo dos anos.


3

Comentários

Windows Bridge for iOS ganha melhor suporte a APIs em nova atualização
  • Acho que o mais importante é ter o app e que ele funcione de maneira aceitavel, se o windows tivesse pelo menos com 10% do share, ai talvez pudesse cobrar esse tipo de coisa.

      • Windows 10 Mobile é muito bonito, mas não tem idntidade visual nos apps, vou la ter um dispositivo com um app a cara do iOS. Meio deslocado, não fica bacana, só quebra galho mesmo.

          • Tem é que reviver o Projeto Astoria, se for ficar esperando os desenvolvedores já era.

              LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

              Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar