LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desenvolvedor deixa de usar MacBook Air M2 para criar novas builds Arm64 do Linux

16 de maio de 2024 7

O criador de kernel Linux agora tem novidades interessantes em relação aos seus trabalhos de desenvolvimento. Trata-se de Linus Torvalds, que anunciou maios testes com Arm64, já que agora ele tem um sistema Ampere AArch64 mais poderoso, substituindo o uso do MacBook Air equipado com Apple Silicon.

Anteriormente, Torvalds vinha utilizando o notebook da maçã com chip M2 para compilar as builds do Arm64. Porém, ao adquirir um sistema mais robusto, ele conseguirá fazer tantas builds do software no formato Arm64 quanto as que já possui na arquitetura X86-64, segundo informações contidas na versão 6.9 do Linux, lançada recentemente.

Em geral, a máquina é basicamente uma estação de trabalho que contém um número bem considerável de núcleos Armv8. Apesar disso, o usuário não chegou a revelar os detalhes do sistema da Ampere que está usando para os seus novos desenvolvimentos. Especula-se, então, que seja um modelo da série Altra.

Os dispositivos dessa série, por sua vez, estão disponíveis em versões robustas com 128 núcleos para trabalhos mais pesados. Torvalds ainda chegou a explicar que os testes diários são todos feitos com o sistema da Ampere, mas não deixará o MacBook de lado e fará testes semanais com versões do Linux para Arm64.


Enquanto isso, a Qualcomm prepara suporte ao Linux em seu processador Snapdragon X Elite. Os PCs com o sistema operacional alternativo, inclusive, já são em torno de 4% do mercado atual de computadores.


7

Comentários

Desenvolvedor deixa de usar MacBook Air M2 para criar novas builds Arm64 do Linux
  • Esqueceram de falar que o cara nem usa Linux no Macbook, nem existe Linux para instalar no Macbook, e o desgraçado apesar de usar um sistema operacional nativo da Apple ele nem se deu o trabalho de criar o flatpak para permitir a instalação de aplicativos de Linux sobre o Mac iOS

      • Engraçado demais a matéria do estagiário tratando "torvalds" (o criador do linux) como se fosse um dev qualquer kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

          • E a movimentação para ARM vai se intensificando. Parece um caminho inevitável. Só gostaria que pudéssemos ter logo acesso a esses sistemas através dos nossos smartphones como em um PC q podemos instalar Linux, Windows, ChromeOS etc. Capacidade eles já tem, inclusive já tem gente até emulando Windows em smartphones Android e rodando jogos com certo nível de eficiência.

              • Estou bastante ansioso, queria testar em um celular logo, e espero que os notebooks com arm, se tornem bastante populares, seja com Exynos, MediaTek e Snapdragon, poderemos ver um grande avanço em notebooks básicos que finalmente poderão ter uma autonomia de bateria muito boa e no qual esquentem bem menos. E o que eu mais quero, é vê-los equipados em Notebooks Gamers, que tem um problema de calor e alto uso de energia, com ARM eles poderiam ser potentes e eficientes, mas ainda tem a questão de as GPUs potentes exigirem muita energia e na questão de calor são terríveis em um dispositivo compacto como notebook. Mas na questão de processador já seria um grande avanço!

                • Sempre usou Windows agora fica com essa de mac

                    • Linux da vida a todo tipo de hardware %uD83D%uDE0D

                        • Interessante

                            Economia e mercado

                            Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Windows

                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos