
Windows 20 Jan
25 de janeiro de 2017 36
Um dos recursos mais irritantes do Windows nas versões mais recentes é a reinicialização automática para a aplicação de atualizações. Não importa se você está utilizando o PC naquele momento, se o sistema decidir que é hora de fazer o update, ele será feito e pronto. Não há nada que você possa fazer para evitar.
Não é que seja ruim ter o dispositivo sempre atualizado, pelo contrário. Muitas vezes o update corrige algum bug e aumenta a proteção contra atacantes que possam explorar falhas para roubar seus dados ou sequestrar seus arquivos e exigir um pagamento como resgate.
A questão é quando o Windows acha que é um bom momento para reiniciar o dispositivo e fazer a instalação dos arquivos. Não interessa se você está usando a máquina naquele momento: se ele se programou para atualizar naquela hora, é quando fará o processo.
Isso pode ser bem decepcionante para muitos usuários. Especialmente quem trabalha no computador – e, geralmente, não tem um horário fixo para isso. Existem muitas histórias de profissionais que perderam trabalhos ou prazos por conta da atualização automática, ou estudantes que não conseguiram entregar um trabalho ou fazer uma prova online.
O desenvolvedor de softwares Dylan Beattie estava em meio a uma apresentação a 200 outros desenvolvedores quando seu notebook resolveu simplesmente aplicar uma atualização, sem qualquer aviso. Ele teve que terminar a palestra sem os slides, o que não pegou muito bem em meio a tantos profissionais da área.
O consultor de impressão 3D Alex Gibson e a artista digital Lydricsama já perderam prazos de entrega de trabalhos porque o Windows começou a atualizar no meio dos processos de finalização dos produtos que teriam que entregar. No caso de Gibson, o update começou perto do final de um processo de seis horas de impressão.
Beattie resolveu seu problema verificando atualizações sempre algumas horas antes de fazer apresentações. Lydricsama aprendeu a salvar seus trabalhos com mais frequência. Mas Gibson não tem muito o que fazer, e optou por trocar seu Windows por um Raspbery Pi.
Existem muitas outras histórias parecidas. Uma estudante perdeu o prazo de uma prova online e sofreu para recuperar a nota do semestre porque seu computador ficou atualizando até bem depois do prazo de conclusão do teste.
Vários profissionais perderam transmissões em streaming por causa de atualizações automáticas do Windows. Isso envolve desde jornalistas até gamers profissionais parceiros do Twitch, por exemplo.
Não seria tão difícil resolver esse problema. Atualizar o sistema é sempre bom, e altamente recomendável. Ainda mais hoje em dia, quando uma nova versão costuma realmente trazer menos bugs que a anterior, e não o contrário como na época do Windows ME, por exemplo.
A Microsoft poderia deixar mais simples a maneira de agendar a atualização para ser feita realmente fora do horário de uso da máquina. Claro, muita gente tem um horário mais fixo, e à noite ou de madrugada costuma ser um bom momento para isso. Mas o PC dificilmente está ligado a essa hora.
O problema maior é que, quando é feito algum aviso de que é preciso reiniciar o computador para atualizar, não importa o que você faça, ou se está utilizando a máquina, ou exportando um trabalho ou enviando arquivos pela internet: o Windows vai reiniciar.
Na Atualização para Criadores, você até vai poder pausar os updates por 35 dias. Mas, acabado esse prazo, será forçado a instalar tudo o que tiver sido lançado até aquele momento. De uma só vez. Até ajuda, mas s você se distrair e esquecer a data das atualizações, pode ser uma dor de cabeça.
Os desenvolvedores do Windows 10 não têm qualquer interesse em mudar isso. Eles consideram este um recurso vital para o sistema. As atualizações precisam ser feitas, e a plataforma vai forçar a instalação, se preciso.
Como explicou um porta-voz da empresa ao site Cnet, quando questionado acerca das atualizações automáticas e se havia algum plano de tornar o processo menos doloroso:
Quando uma máquina é atualizada para o Windows 10, ela permanecerá atualizada por meio do Windows Update durante o tempo de vida suportado para o dispositivo. (…)
O melhor jeito de garantir que nossos consumidores estão rodando o melhor Windows é dando-lhes as mais recentes atualizações do Windows 10. Entregar o Windows 10 como um serviço significa que podemos oferecer atualizações de segurança, novos recursos e capacidades – queremos ter certeza que as pessoas tenham acesso às mais recentes atualizações do Windows 10 assim que estão disponíveis.
Ou seja, a Microsoft acha mesmo que forçar a atualização é o melhor jeito de manter os dispositivos seguros e o consumidor satisfeito. Ótimo, é uma filosofia de negócio que podemos respeitar.
O problema é forçar a atualização sem dar nenhuma chance de adiar o processo nem por mais um tempinho para terminar um trabalho, ou ao menos salvar os arquivos. E não dar opção a quem está longe do PC de fazer tudo isso.
E aí, o que você acha? Sabemos que existem opções de agendar a reinicialização e programar o horário ativo do PC, mas nem sempre essas configurações são suficientes para evitar os problemas descritos. Dito isso, deixa sua opinião sobre a atualização automática aí nos comentários.
Comentários