
13 Junho 2017
Quem estava empolgado com o Windows 10 S é melhor "ter muita calma nessa hora". Como já noticiamos aqui no TudoCelular a nova versão do Windows 10 está atrelada somente aos apps disponíveis na Windows Store, apesar do desempenho superior e de oferecer ainda mais segurança que o sistema completo, temos uma limitação importante que ainda deve ser levada em conta por quem pretende investir em novas máquinas da plataforma: software disponível.
Além da oferta limitada de apps, existe apenas uma opção de browser padrão no Windows 10 S. Por enquanto não existem outros navegadores na Window Store, sendo assim o usuário final será obrigado a usar apenas o Microsoft Edge até que esse cenário mude nos próximos meses. Vale lembrar que a opção de trocar de navegador padrão sequer existe no sistema, o que indica que mesmo com nomes como Chrome e Firefox será quase impossível descartar o Edge por completo.
Um outro problema que pode causar uma dor de cabeça extra é: não existe nenhuma opção para mudar o buscador padrão do Bing para o Google, por exemplo, limitando ainda mais o uso do navegador para quem já está acostumado com outros buscadores. Ou seja, a impressão que fica é que a Microsoft continua forçando ao máximo o uso de seus serviços em detrimentos das ofertas dos concorrentes.
Será que vale a pena apostar no Windows 10 S mesmo com todas as limitações neste período recente de lançamento? Vale lembrar que os usuários poderão optar pelo upgrade para o Windows 10 Pro tradicional pagando uma taxa extra pela licença, o que na prática resolve todos essas questões.
Mas a pergunta que fica é: se existe essa opção, pra que existe o Windows S? A resposta está justamente no nicho específico do sistema, ou seja, educação. Caso precise de funcionalidades mais complexas o ideal é investir em um conjunto de hardware mais potente rodando o Windows 10 tradicional.
Por fim, é quase certo que nomes como o Firefox e o Chrome apareçam na loja nos próximos meses. Tudo vai depender da recepção dos usuários e do sucesso da plataforma, por enquanto parece ser uma solução um pouco limitada e sem grandes atrativos frente ao Windows 10 tradicional. E aí, topa usar o Edge como navegador padrão, ou não abre mão do Google Chrome? Conta pra gente nos comentários.
Comentários